Captação e armazenamento de água pluvial em comunidades rurais do território sertão produtivo: indicadores de qualidade e ações de orientação de uso sustentável
Palavras-chave:
Contaminação, Saúde, Agricultores, CisternasResumo
A água é o elemento fundamental para o bom funcionamento do metabolismo humano, e para se consolidar esse propósito, é necessário que, ao ser consumida, esteja livre de qualquer tipo de contaminação. A conservação e o reuso da água, assim como os sistemas para captação e o armazenamento de águas pluviais, denominados cisternas, vêm se expandindo no Brasil, sendo ferramentas proveitosas no escoamento das águas pluviais, nas unidades rurais, propiciando sua utilização para fins diversos, principalmente em períodos de estiagem. A conscientização e a educação continuada são formas viáveis de se promover mudanças em contextos em que o acesso à água de qualidade é limitado, sobretudo na região do semiárido nordestino. Assim, foi realizado o projeto intitulado Captação e Armazenamento de Água Pluvial em Comunidades Rurais do território Sertão Produtivo: indicadores de qualidade, e ações de orientação de uso sustentável, com o objetivo de desenvolver ações propositivas e corretivas que incidam na melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares residentes em comunidades rurais do município de Caculé, e que utilizam água de cisterna para uso doméstico. Foram feitas coletas de água de seis cisternas da comunidade de Furados e, posteriormente, foram realizadas análises microbiológicas, abrangendo: contagem bacteriana total, coliformes totais, Escherichia coli e Salmonella spp. Como resultado, todas as amostras apresentaram contaminação microbiana, exceto por Salmonella spp, o que aponta a necessidade de adoção de um programa de educação sanitária para conscientização e informação à população sobre os cuidados necessários na coleta e no armazenamento da água em cisternas.
Referências
ALMEIDA, S. G.; PETERSEN, P.; CORDEIRO, A. Crise socioambiental e conversão ecológica da agricultura brasileira: subsídios à formação de diretrizes ambientais para o desenvolvimento agrícola. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2001. 122p.
ÁLVARES, M. L. P. Qualidade Bacteriológica da Água Distribuída e Consumida antes e após o programa Bahia Azul: Fatores Determinantes na Cidade do Salvador. 2005. 168f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
AMORIM, M C.; PORTO, E R. Avaliação da qualidade bacteriológica das águas de cisternas: estudo de caso no município de Petrolina-PE. In: 3º Simpósio Brasileiro de Captação de Água de Chuva No Semi-Árido, 2001. Pernambuco – PE. Pernambuco: ABCMAC, 2001.
ANDRADE NETO, C. O. Proteção Sanitária das Cisternas Rurais. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 11., 2004, Natal - RN. Anais... Natal - RN, 2004.
BRASIL, M.D. Secretária de Vigilância Sanitária.Ministério da Saúde. Portaria nº 888, de 15 de maio de 2021. Disponível em <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-888-de-4-de-maio-de-2021-*-321540185>. Acesso em: 16 de maio de 2024.
BRITO, L. T. L.; PORTO, E. R.; SILVA, A. S.; SILVA, M. S. L.; HERMES, L. C.; MARTINS, S. S. Avaliação das características físico-química e bacteriológicas das águas de cisternas da comunidade de Atalho, Petrolina- PE. In: Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, Teresina, PI, 2005.
CANTUSIO NETO, R., Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp. e cistos de Giardia spp. em diferentes pontos do processo de tratamento de água, em Campinas, São Paulo, Brasil. Dissertação. (Mestrado em Parasitologia). – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
GNADLINGER, J. Rumo a um padrão elevado de qualidade de água de chuva coletada em cisternas no Semiárido Brasileiro. In: Anais... do Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, 6, 2007. Belo Horizonte, 2007.
GROUP RAINDROPS. Aproveitamento de Água de chuva. Editora Organic. 2002.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ (IAL). Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 5ª edição. Brasília: ANVISA, 2008.
PRADO, J, C, S. COUTINHO, M, G, S. NEVES, A, M. FONTENELLE, R, O, S. Avaliação microbiológica e parasitológica da água proveniente de chuvas armazenadas em cisternas localizadas em uma zona rural do município de Santana do Acaraú, CE. Revista UNINGÁ, Maringá, v. 56, n. 3, p. 141-150, jul./set. 2019. DOI: https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2786.
RODRIGO, S.; LEDER, K.; SINCLAIR, M. Quality of stored rainwater used for drinking in metropolitan South Australia. Research Report Nº 84, Adelaide, SA: Water Quality Research Australia, October 2009. 54 p.
SILVA, N. et al. Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos. 3ª edição. São Paulo: Livraria Varela, 2007.
WATANABE, et al. Evaluation of fungi contamination level from dental unit water using Petrifilm™ YM.
XAVIER, R. P.; NÓBREGA, R. L. B.; MIRANDA, P. C.; GALVÃO, C. O.; CEBALLOS, B. S. O. Avaliação da eficiência de dois tipos de desvios das primeiras águas de chuva na melhoria da qualidade da água de cisternas rurais. In: Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de água de chuva, 7, 2009. Caruaru - PE. Anais... Caruaru: ABCMAC, 2009.