Construção de maquete didática como ferramenta para compreensão dos impactos gerados pela mineração no município de Urandi – BA

Autores

  • Aline Dias Dourado Colégio Estadual de Urandi
  • Joice Vitória de Souza Zanini Colégio Estadual de Urandi
  • Maria Meire Ataíde Brandão Colégio Estadual de Urandi
  • Geicimara Rocha Teixeira Colégio Estadual de Urandi

Palavras-chave:

Exploração, Meio ambiente, Mina, Urandi

Resumo

A inclusão de novas ferramentas didáticas na educação desperta o interesse dos alunos por meio da visualização, envolvendo habilidades de raciocínio e desafios diante de problemas socioambientais. Desenvolver essas ferramentas de forma sustentável sem materiais como isopor e outros materiais sintéticos é uma forma de abordar a educação ambiental em diversas instituições, como escolas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi mostrar os impactos ambientais, físicos e socioeconômicos da mineração no município de Urandi, com a construção de uma maquete sustentável. A metodologia foi desenvolvida em etapas: Pesquisa na literatura sobre os impactos; Seleção de materiais para construção do modelo; Construção do modelo e apresentação do material construído para a comunidade dentro e fora do ambiente escolar. Por meio da análise dos dados, foram observados impactos negativos à fauna e flora, bem como aos corpos hídricos. Além disso, gerou emprego e renda, mas transtornos aos moradores locais em relação ao empreendimento. O objetivo do modelo foi justamente facilitar a explicação e identificação dos impactos. Portanto, devemos continuar estudando essa correlação entre meio ambiente e economia, pois não é tão fácil entender e associar o assunto. Por isso, a abordagem da maquete com materiais alternativos despertou na comunidade escolar o olhar para a sustentabilidade, pois não faria sentido falar em impactos ambientais e construir ferramentas com elementos sintéticos.

Biografia do Autor

Maria Meire Ataíde Brandão, Colégio Estadual de Urandi

Professora do Ensino Médio em Tempo Integral. Colégio Estadual de Urandi

Geicimara Rocha Teixeira, Colégio Estadual de Urandi

Professora do Ensino Médio em Tempo Integral. Colégio Estadual de Urandi

Referências

ALVES, Francisco Ivander Amado Borges; CARNEIRO, Célia Maria Braga; PAIVA, David Alves. Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração SA. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 10, n. 4, p. 69-89, 2020. Disponível em: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031. Acesso em: 02 ago. 2024

ANDRADE, Luana Caetano Rocha. Barragens de rejeitos da mineração de ferro: panorama geral brasileiro e avaliação de impactos associados. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. 13, n. 13, p. 29-37, 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/1890-1793.2018v13n13p29-37.

BARBOSA, Francyberg Vaz et al. Brincar para aprender–Anatomia com arte na escola: Uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da ciência. Caderno Impacto em Extensão, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/579. Acesso: 02 ago. 2024.

COSTA, Maria Alice de Sá. Recursos jurídicos de mitigação dos impactos socioambientais causados pela mineração no Brasil. 2024. 27p. Trabalho de curso II. Escola de Direito, Negócios e Comunicação, do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGOIÁS).

GUDYNAS, E. Extractivismos: ecología, economía y política de un modo de entender el desarrollo y la Naturaleza. Cochabamba: Centro de Documentación e Información Bolivia, 2015.

IBRAM, Mineração do Brasil. Instituto Brasileiro de Mineração: mineração tem impactos econômicos e sociais. 2021.

KADEL JUNIOR, Nelson. Direcionadores de governança para a sustentabilidade do negócio: análise sistêmica da mineração de carvão. São Leopoldo, 2023. 337p. Tese (Doutorado) – Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12935. Acesso: 02 ago. 2024.

MARQUES, Emmanuela Gracina Florian. A articulação de aspectos científicos, sociais, econômicos e ambientais em uma sequência didática sobre os impactos da mineração no Brasil. 2023. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo.

MILANEZ, Bruno. Mineração, ambiente e sociedade: impactos complexos e simplificação da legislação. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Boletim Regional, Urbano e Ambiental, p. 93-101, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7916. Acesso: 02 ago. 2024.

MORAIS, Deimy Kellen Alves de et al. A importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Instituto Federal Goaino, 2022. 15 p. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2741/1/Artigo_DEIMY%20KELLEN%20ALVES%20DE%20MORAIS.pdf. Acesso: 02 ago. 2024.

NEIRA, Sergio Peña; MEZA, Patricio Araya. Águas de contato, efeitos na mineração e no meio ambiente. Revista de la Facultad de Derecho, n. 50, 2021. DOI: https://doi.org/10.22187/rfd2020n50a6.

RANGEL, Eduarda Medran et al. Produção de maquetes sobre biomas e poluição ambiental utilizando materiais recicláveis. Journal Of Education Science And Health, v. 3, n. 4, p. 01-09, 2023. DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.231.

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Dourado, A. D., Zanini, J. V. de S., Brandão, M. M. A., & Teixeira, G. R. (2025). Construção de maquete didática como ferramenta para compreensão dos impactos gerados pela mineração no município de Urandi – BA. Cadernos Macambira, 9(4), 232–241. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1608