PERCURSO FORMATIVO NO PIBID DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA: CONTRIBUIÇÕES DOS INICIANTES À DOCÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Autores

  • Bruna Silva Souza IF Baiano, Campus Serrinha
  • Joice de Jesus Souza IFBaiano / campus Serrinha
  • Feliphe Santiago da Invenção Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Eudes Oliveira Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, Ensino Remoto, Perfil discente

Resumo

O cenário de pandemia trouxe incertezas para os profissionais da educação. Nesse contexto, para a condução do Pibid, houve a necessidade de adaptação das atividades para os novos formatos de ensino remoto e adequação das propostas de trabalho. Este artigo tem por objetivo descrever o percurso formativo dos iniciantes à docência no Pibid de Biologia do IF Baiano, Campus Serrinha, que se iniciou em novembro de 2020. Para isso, apresentam-se dados de um estudo diagnóstico sobre o perfil dos discentes do ensino médio que subsidiou a elaboração de uma proposta de intervenção na instituição parceira, o Colégio Estadual Rubem Nogueira. A partir da utilização de um questionário, verificou-se o perfil socioeconômico dos discentes, formas de acesso às aulas online, bem como as principais dificuldades enfrentadas por esses discentes nos processos de aprendizagem de Biologia.  Os resultados indicam as restritas condições de acesso à escolarização por meio do ensino remoto e mostram as faces das desigualdades educacionais no Brasil, agravadas pela pandemia, e sugerem caminhos a serem percorridos pelos iniciantes à docência. A partir desse estudo, criou-se uma plataforma, através da ferramenta Google Sites, para postagem de atividades lúdicas e criativas direcionadas aos discentes do ensino médio e professores. Embora o contexto desafiador da pandemia tenha implicado certas limitações para a execução do Pibid, as experiências possibilitaram conhecimentos relevantes para os licenciandos nessa aproximação com escolas da educação básica. 

Referências

ANJOS, L. C. S; COSTA, I. G. A contribuição do PIBID à formação docente. Minas Gerais-UNIFAL, 18 de maio de 2012. Disponível em: <https://www.academia.edu/download/38159051/A_contribuicao_do_PIBID_a_forma.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2021.

VERHINE, R. E. Prefácio. In.: Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável. Robinson Tenório, Cristiane Brito Machado e Uaçaí Magalhães Lopes (Organizadores) Salvador: EDUFBA, 2010.

GATTI, B. A. Avaliação qualitativa dos projetos Pibid implementados em instituições de Ensino Superior – IES localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Relatório Técnico. São Paulo: OEI/CAPES, 2013. 2v.

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Souza, B. S. ., Souza, J. de J. ., Invenção, F. S. da ., & Cunha, E. O. . (2022). PERCURSO FORMATIVO NO PIBID DO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA: CONTRIBUIÇÕES DOS INICIANTES À DOCÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Cadernos Macambira, 7(1), 25–26. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/662