Vivências em educação ambiental por meio do cultivo de hortas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59033/cm.v10i2.1718

Keywords:

Agroecologia, Hortaliças , Educação Ambiental

Abstract

Este relato é da experiência de um projeto de horta comunitária, desenvolvido na Creche Municipal Adília Cardoso, em Guanambi–BA, por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em parceria com uma equipe externa responsável pelo planejamento inicial da proposta. O principal objetivo foi proporcionar às crianças o contato direto com a natureza, promovendo a conscientização ambiental e incentivando hábitos alimentares mais saudáveis, por meio do consumo de hortaliças. As atividades envolveram o preparo dos canteiros com terra e esterco, além da divisão das equipes para a execução de transferência das mudas, que foram feitas no viveiro do IF Baiano- Campus Guanambi, com visita em dias alternados, para atender todas as turmas. Em cada encontro, as etapas do plantio eram explicadas às crianças, que participaram ativamente do processo, explorando o manuseio da terra e desenvolvendo habilidades práticas relacionadas ao cultivo. Desse modo, participar da construção de saberes com as crianças foi uma experiência enriquecedora.

Author Biographies

  • Felizarda Viana Bebé, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Guanambi

    Doutora em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Guanambi

  • Jhanny Kely da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. 

  • Kauana de Carvalho Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. 

  • Layla Rocha de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi.

  • Lívia Samira Brandão Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

  • Nalanda Neves de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi

References

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Identidades da educação ambiental brasileira. Coordenação: Philippe Pomier Layrargues. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. 156 p.

COSTA, Carlos Antônio Gonçalves da; SOUZA, José Thyago Aires; PEREIRA, Daniel Duarte. Horta escolar: alternativa para promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável no Cariri paraibano. Revista Polêmica, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 281–292, out./dez. 2015. DOI: 10.12957/polemica.2015.19350. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/19350. Acesso em: 19 jul. 2025.

CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Educação ambiental através da horta escolar: algumas possibilidades. Revista Educação Ambiental em Ação, [S. l.], n. 62, 26 jan. 2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2984. Acesso em: 19 jul. 2025.

SANTOS, Ananias Lima dos et al. A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 78811–78827, out. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n10-349. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18353. Acesso em: 19 jul. 2025.

Published

2025-12-31

How to Cite

Vivências em educação ambiental por meio do cultivo de hortas. (2025). Cadernos Macambira, 10(2), e010021718. https://doi.org/10.59033/cm.v10i2.1718