O ENSINO DE ASTROBIOLOGIA EM CIÊNCIAS - UTILIZANDO O SOFTWARE SPACEENGINE NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE RETIROLÂNDIA - BA
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1106Keywords:
Astrobiologia, Vida, SpaceEngine, Escola Pública, Ensino MédioAbstract
A Astrobiologia é uma ciência considerada emergente e em processo de desenvolvimento. Seu principal objetivo é compreender e elucidar o que é a vida, como se origina e qual o seu destino em meio intra ou extraterrestre. Este trabalho foi resultado de uma ação extensionista desenvolvida numa escola pública de ensino médio no município de Retirolândia (BA), cujo objetivo foi oportunizar conhecimentos sobre a astrobiologia utilizando o Software Spaceengine. A metodologia foi desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialógicas, uso de recursos tecnológicos e software, expressões escritas e desenhos, a fim de compreender a perspectiva sobre a origem da vida dos discentes e contribuir com novas aprendizagens. As aprendizagens evidenciadas por meio de desenhos, por exemplo, representaram a percepção dos participantes sobre o que eles entendem de vida. Analisou-se os resultados a partir de concepções cientificas consolidadas sobre o que é vida e constatou-se que, em relação a vida na Terra, cada discente possuía uma visão diferente e essas compreensões perpassaram desde aos aspectos físicos até aos subjetivos. Em relação a vida extraterrestre, a percepção baseada na ficção científica foi a predominante. As contribuições deste trabalho residem no fato de oportunizar aos alunos de escola pública no interior da Bahia acesso aos conteúdos da astrobiologia de forma tridimensional e com simulação da realidade do espaço. Além disso, ampliou a compreensão sobre a astronomia junto a astrobiologia, e aproximou os licenciandos em Ciências Biológicas do contexto escolar, possibilitando reflexões sobre a prática educativa e o estudo da vida.
References
CORRÊA, André Luis; SILVA, Paloma Rodrigues da; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Aspectos históricos e filosóficos do conceito de vida: contribuições para o ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 3, p. 21-40, 2008. Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-02.html. Acesso em: 27 set. 2023.
GONÇALVES, Amanda Hellen Sales; MEDEIROS, Ranlig Carvalho de; MEDEIROS, Liliani Aparecida Sereno Fontes de. Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares. Revista Educação Pública, v. 21, nº 17, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/17/contribuicoes-da-astrobiologia-para-o-ensino-de-biologia-potencialidades-e-aplicacoes-curriculares. Acesso em: 21 set. 2023.
RODRIGUES, Fabio; GALANTE, Douglas; AVELLAR, Marcio G. B. Astrobiologia: Estudando a vida no Universo. In: GALANTE, Douglas; SILVA, Evandro Pereira da; RODRIGUES, Fabio; HORVATH, Jorge E.; AVELLAR, Marcio G. B. (ORGs.). Astrobiologia: uma ciência emergente. São Paulo: IAG/USP, 2016, p. 23-42. Disponível em: https://www.iag.usp.br/sites/default/files/2023-01/2016_galante_horvath_astrobiologia.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.
SPACE ENGINE: Universe Simulator C++. Versão Alpha 0.990, 2016. Disponível em: https://spaceengine.org/. Acesso em 21 set. 2023.