A educação ambiental como uma proposta educativa nos anos iniciais do ensino básico
Keywords:
Extensão, Educação Ambiental, Meio AmbienteAbstract
Este trabalho objetiva apresentar atividades de intervenção relativas à temática Educação Ambiental, em uma escola da rede municipal, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com vista a orientar para a valorização e conservação do meio ambiente, tendo como cenário os arredores da Lagoa João de Amaral, espaço degradado, localizado no entorno da referida instituição de ensino. O objetivo da proposta consiste em promover ações de cunho educativo, visando à sensibilização, por meio da educomunicação, impulsionando a curiosidade e conhecimento dos discentes sobre a educação ambiental. Para tal, foram desenvolvidos atividades, trabalhos e entregas de mudas. Os resultados mostraram que os estudantes compreenderam a perspectiva ambiental consoante às suas vivências. Noções sobre o que é o Meio Ambiente, a economia de recursos naturais, bem como a convivência harmoniosa entre homem e o espaço, puderam ser contempladas nos discursos e ações empreendidas no decorrer da prática interventiva. Notou-se uma melhora considerável em suas expectativas sobre o futuro para o Meio Ambiente, "lar” dos discentes, mostrando-os preocupados e motivados à melhoria do local.
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, J. C. L. Lagoa de João Amaral: santuário de aves migratórias em Guanambi. In: Blog do Latinha. Guanambi, 23 set. 2020. Disponível em: http://blogdolatinha.blogspot.com/2020/09/lagoa-de-joao-amaral-santuario-de-aves.html. Acesso em: 26 de out. de 2022.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. Editora Gaia, 1992, 400 p.
FENNER, R. O desafio da educação ambiental no contexto escolar. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Vol. 1, n. 1. nov. 2015.
SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.