Determinação de cobre em cachaças artesanais comercializadas na região de Candiba - BA

Authors

  • Dara do Nascimento Martins Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Daniel Meira de Oliveira Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Gustavo Fernandes Nogueira Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Keywords:

Cachaça, Cobre, Legislação, Qualidade

Abstract

Cachaça, ou aguardente, é um produto tipicamente brasileiro e apresenta grande importância econômica e cultural, em sua maioria, ela é produzida em alambiques fabricados em cobre, o qual lhe confere qualidade e sabor, porém, esse elemento passa para o destilado e apresenta riscos à saúde de seus consumidores. Apesar da existência de legislação que determina níveis máximos desse constituinte sendo 5mg/L, por falta de fiscalização, fabricantes de cachaça artesanal comercializam a mesma sem nenhum controle dos seus constituintes. E, nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo realizar estudo das concentrações de cobre apresentadas em seis amostras de cachaças artesanais comercializadas na região de Candiba-Ba, tal pesquisa foi realizada utilizando o método oficial com espectrofotometria de absorção atômica em chama, no qual os resultados apontaram teores de cobre de 5,82 até 10,23 mg/L, revelando que a totalidade das amostras estudadas apresentam concentrações acima do limite máximo estabelecido, o que gera grandes preocupações, visto que se trata de uma bebida largamente consumida na região.

Author Biographies

Dara do Nascimento Martins, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Daniel Meira de Oliveira, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Gustavo Fernandes Nogueira, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Mestre em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

References

ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS (AOAC). Métodos oficiais de análises. 14ed. Arlington: AOAC, 1985.

BORGES, S. S. de O. Estratégias analíticas para a determinação direta de alumínio, chumbo e cobre em amostras de bebidas por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite. 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2016.

BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento. Instrução Normativa n° 13, de 29 de junho de 2005.

LUTZ, Instituto Adolfo Lutz. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1: Métodos químicos e físicos para análises de alimentos. 2. ed. São Paulo, 1976.

PESSOA, K. D. Desenvolvimento, otimização e validação de metodologia analítica baseada em imagens digitais de spot test para determinação de cobre e etanol em cachaça. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência) – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2016.

SARGENTELLI, V.; MAURO, A. E.; MASSABNI, A. C. Aspectos do metabolismo do cobre no homem. Química Nova, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 290- 293, 1996.

Published

2024-09-20

How to Cite

Martins, D. do N., Oliveira, D. M. de, & Nogueira, G. F. (2024). Determinação de cobre em cachaças artesanais comercializadas na região de Candiba - BA. Cadernos Macambira, 9(3), 129–134. Retrieved from https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1504