A HOMEOPATIA NA AGROECOLOGIA, EXPERIÊNCIA DO ASSENTAMENTO AGROECOLÓGICO ANTÔNIO ARAÚJO, PRADO-BA
Abstract
Os desafios para construir territórios agroecológicos são inúmeros, um deles é a falta de insumos e ferramentas que se contrapõem com a agricultura convencional, nesse sentido, a homeopatia é uma alternativa que visa resolver os problemas referentes à produção, não agrede o ecosistema, promove a autonomia das famílias e tem um baixo custo.
Entre 2017 e 2018 foram feitas formações técnicas, teóricas e práticas sobre o uso e a manipulação de homeopatias para a produção animal e vegetal no assentamento Antônio Araújo. O trabalho foi desenvolvido por duas pessoas assentadas da Reforma Agraria, e a então técnica da área, os mesmos são militantes do movimento dos trabalhadores rurais sem terra e membros/as da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto.
A metodologia das formações foi pensada no intuito de que as pessoas obtenham o conhecimento básico em homeopatia e possam aplica-a nos seus lotes para resolver os problemas referentes à produção.
Hoje o assentamento conta com 43 homeopatias que fazem parte do acervo das 81 famílias assentadas, e cada Núcleo de Família (NF) conta com entre 15 a 20 homeopatias que os representantes dos NF escolheram atendendo as necessidades mais recorrentes no núcleo, e que ficam a disposição de quem precisar para serem multiplicadas.