IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DA CASA DE FARINHA COMUNITÁRIA DA MOMBAÇA (SERRINHA-BAHIA): PERCEPÇÃO DOS ASSOCIADOS E ASSOCIADAS
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v9i1.974Keywords:
Manihot esculenta, Gestão, Agricultura Familiar, AssociativismoAbstract
Este trabalho apresenta o resultado de uma análise das contribuições da Associação Comunitária da Mombaça na implantação de uma Casa de farinha comunitária, e quais contribuições essa Casa de farinha trouxe para a comunidade da Mombaça, Zona Rural do município de Serrinha - Bahia. A pesquisa foi realizada a partir de observações e análise de uma entrevista semi-estruturada com perguntas abertas, utilizando a matriz fofa destacando os pontos fortes e fracos da organização, em conjunto com a árvore de problemas procurando o principal problema da mesma, organizada numa linguagem coerente com a usada na comunidade. A entrevista aconteceu de forma espontânea com os associados da casa de farinha, visando a coleta de dados para análises e estudos. Após serem analisados os resultados, ficou evidente tanto a importância da Associação na implantação da Casa de farinha, quanto a satisfação dos agricultores com a implantação da casa de farinha facilitando a fabricação do produto, acelerando a produção e possibilitando a criação do grupo de mulheres, sendo de suma importância para o desenvolvimento da comunidade.
References
AGOSTINI, Mariangela Rosário. Produção e utilização de farinha de mandioca comum enriquecida com adição das próprias folhas desidratadas para consumo alimentar. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Botucatu, São Paulo. 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90612/agostini_mr_me_botfca.pdf?sequence=1. Acesso em: 04 ago. 2023.
ALVES, Isa Cristina Pereira; PEREIRA, Fransergio Bucar Afonso; TEIXEIRA, Simone Matos dos Santos. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, n. 8, 2017, Instituto Federal do Tocantins. Resumos. 2017, p. 1 - 9. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/8jice/paper/viewFile/8422/3947. Acesso em 05 de abril 2023.
CORAL, Elisa; OGLIARI, André; ABREU, Aline Franca de. Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009.
FIGUEIREDO, Marília Za; CHIARI, Brasilia M.; GOULART, Bárbara NG. Discurso do sujeito coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/14931. Acesso em: 02 fev. 2024.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014. Disponível : https://docente.ifsc.edu.br/luciane.oliveira/MaterialDidatico/P%C3%B3s%20Gest%C3%A3o%20Escolar/Legisla%C3%A7%C3%A3o%20e%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas/Manual%20de%20Pesquisa%20Qualitativa.pdf. Acesso em 06 de fevereiro de 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL. Associações rurais: práticas associativas, características e formalização. Brasília: Senar, 2011.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL. Associativismo, cooperativismo e sindicalismo. PRONATEC – Programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego. Rede eTec Brasil. Brasília: Senar, 2015.