IDENTIFICAÇÃO MINERALÓGICA DO SOLO POR MEIO DA ESPECTRORRADIOMETRIA

Autores/as

  • Heder Bispo de Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Deorgia Tayane Mendes de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Sonaly da Silva Pedrosa Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tainã Cádija Almeida de Mamede Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Wanderson Henryk Rodrigues de Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palabras clave:

Análise espectral, Caracterização de solo, Sensoriamento proximal, Textura do solo

Resumen

O conhecimento da textura e mineralogia do solo é crucial para o manejo do solo. As propriedades físicas, como argila, silte e areia, estão ligadas à composição mineral do solo. A espectrorradiometria de reflectância no sensoriamento remoto fornece informações abrangentes sobre o solo, medindo a radiação eletromagnética emitida. Isso revela detalhes sobre a mineralogia e outros atributos do solo, com potencial manejo adequado. Essa técnica se destaca pela eficiência, rapidez e impacto ambiental reduzido (Genú, 2013; Dos Santos, 2019). O presente trabalho tem por objetivo caracterização mineralógica de um Luvissolo háplico localizado na região norte da Bahia, empregando a técnica de espectrorradiometria de reflectância com o auxílio de dados estruturais. A área estudada possui clima predominante semi árido, situada nas coordenadas X-345435 Y-8954573 24S. No horizonte A, a concentração de areia é de 709g/kg, enquanto no horizonte E, apresenta uma menor concentração de areia, de 699g/kg, no entanto, observamos uma maior reflectância do horizonte E devido à presença de matéria orgânica presente no horizonte superficial no A, além disso identificamos a presença da goethita na faixa espectral entre 700 até 1000 nm. Nos horizontes B e C -se a presença de hematita em 860 a 870 nm e argilominerais expansivos no B e C com absorções assimétricas agudas em 1900 e 2205 nm, que remetem à presença da água estrutural, hidroxila e cátion. A presença de minerais 2:1 remete a um grau de intemperização baixo dos solos. Em resumo é observado diferenças na composição mineralógicas e granulométricas de cada horizonte, refletindo nas propriedades espectrais dos mesmos, podendo ser reflexo das condições da formação e intemperização específicas de cada horizonte.

Biografía del autor/a

  • Heder Bispo de Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Estudante de Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

  • Deorgia Tayane Mendes de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Professora Drª do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Sonaly da Silva Pedrosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Estudante de Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Tainã Cádija Almeida de Mamede, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais. Professora do Departamento de Ciências Exatas (Área de Geociências/DEXA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Wanderson Henryk Rodrigues de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Mestrando em Ciências Ambientais do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

Referencias

DOS SANTOS, Jonathas Jesus et al. Análise bibliométrica da espectrorradiometria e geoestatística de solos: Uma discussão em 10 anos. Geociências, v. 38, n. 4, p. 1097-1104, 2019.

GENÚ, A.M.; DEMATTÊ, J.A.M.; NANNI, M.R. Caracterização e comparação do comportamento espectral de atributos do solo obtidos por sensores orbitais (ASTER e TM) e terrestre (IRIS). Guarapuava - PR. Ambiência, v. 9, n. 2, 2013.

Publicado

2024-03-06

Cómo citar

IDENTIFICAÇÃO MINERALÓGICA DO SOLO POR MEIO DA ESPECTRORRADIOMETRIA. (2024). Cadernos Macambira, 8(especial2), 54. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1287