Dinâmica agropecuária do município de Guanambi, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v10i2.1696Palabras clave:
Agricultura familiar. , Desenvolvimento rural. , Semiárido Baiano, Sustentabilidade, Comercialização agrícolaResumen
A dinâmica agropecuária de Guanambi, no sudoeste da Bahia, destaca-se pela predominância da agricultura familiar, essencial para o abastecimento alimentar e a economia local. A produção, voltada principalmente para o consumo interno, encontra-se na feira livre municipal um importante canal de comercialização e um espaço de convivência entre o meio rural e urbano. A localização das propriedades rurais em relação ao centro urbano influencia diretamente os custos logísticos e o escoamento da produção. Considerado um fator estratégico nesse cenário é a Barragem de Ceraíma, que assegura o fornecimento de água para irrigação, possibilitando a diversificação agrícola, mesmo em condições de clima semiárido. O fortalecimento dos agricultores tem sido promovido por organizações sociais locais, como sindicatos e centros de agroecologia, que incentivam práticas sustentáveis e colaboram para o desenvolvimento rural da região. Contudo, desafios persistem, especialmente relacionados à degradação do solo e à gestão inadequada dos recursos naturais, evidenciando a necessidade de uma transição para modelos produtivos sustentáveis. Assim, a agropecuária em Guanambi apresenta um panorama marcado pela interação entre tradição, inovação e resiliência, evidenciando os esforços contínuos para manter a vitalidade da vida rural no sertão baiano.
Referencias
BARBOSA, I. A. Dinâmica da agricultura familiar para o abastecimento urbano: um estudo de caso em uma cidade de porte médio. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes), Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Engenharia. 2018. 114 f. URI: https://hdl.handle.net/1843/RAOA-BATK5X.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011. 279 p.
CRUZ, Maria Sirlene da. Do campo para a cidade: estudo sobre feiras livres, abastecimento urbano e comercialização da agricultura familiar no Alto Jequitinhonha. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território). Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território - Universidade Federal de Minas Gerais, ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. URI: https://hdl.handle.net/1843/32220.
IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2022: população e domicílios: primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2023a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=2102011. Acesso em: 10 abr. 2025.
IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=793. Acesso em: 10 abr. 2025.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção Agrícola Municipal – Guanambi. 2023b. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em: 09 jun. 2025.
NASCIMENTO, Valéria dos Santos. A percepção da imagem do Instituto Federal Baiano no contexto do desenvolvimento local. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2016. URI: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/56000.
PEREIRA, Sofia Rebouças Neta. Guanambi: Centralidade, rede urbana e dinâmica regional no centro-sul baiano. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2013. URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20146.
SANTANA, M. J. S. Desafios da assistência técnica e extensão rural agroecológica no desenvolvimento sustentável do semiárido baiano. 2018. Monografia (Especialização em Gestão ambiental em Municípios) – Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios - Polo UAB do Município de Mata de São João - Bahia, Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus. 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/22828/1/desafiosassistenciatecnicarural.pdf. Acesso: 10 abr. 2025.
SOUZA, Heron Ferreira. Política de educacão profissional e tecnológica e desenvolvimento territorial: análise do Instituto Federal Baiano no contexto do semiárido da Bahia, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://docs.repositoriobiocultural.org/2021/08/04/politica-de-educacao-profissional-e-tecnologica-e-desenvolvimento-territorial-analise-do-instituto-federal-baiano-no-contexto-do-semiarido-da-bahia-brasil/. Acesso: 10 abr. 2025.
