POLICULTURA AGROECOLÓGICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DO BREJO BEZERRA, IUIU-BA

Autores/as

  • Rosângela Gomes dos Santos Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII
  • Hildete Dias niversidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII
  • Luzia Erica Viana niversidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII
  • Dielly Ribas Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XII

DOI:

https://doi.org/10.59033/cm.v8i4.1056

Palabras clave:

Agricultura Familiar, Horticultura, Sustentabilidade

Resumen

Este texto apresenta uma pesquisa de campo sobre a agricultura familiar com foco na policultura agroecológica. O estudo foi realizado na comunidade Brejo Bezerra, Iuiu-BA, por ser essencialmente da agricultura familiar e possui papel social, cultural e ambiental. Trata-se de uma prática de cultivo em que a família é a responsável pela gestão da propriedade, sendo que a mão de obra é constituída pelos próprios membros da família, sem a utilização de trabalhadores assalariados. Durante a visita aos canteiros para a subsistência da família, observou-se o domínio da policultura na localidade. Este relato aborda principalmente o cultivo de hortaliças, sendo cultivadas diversas variedades em uma área que possui 19 canteiros. Os agricultores utilizam recursos próprios para o cultivo. A irrigação é por micro aspersão e gotejamento e a água utilizada é coletada de poço artesiano com energia elétrica. Os agricultores têm preocupação com a sustentabilidade, utilizando produtos naturais para o combate de pragas e adubação do solo. Os canteiros são cercados, cobertos com tela sombrite e o esterco é armazenado durante o período de estiagem para utilização posterior. Atualmente, os agricultores cadastrados estão sendo beneficiados com um kit para o plantio de hortas, fornecido por um projeto que visa promover o aumento da área de produção das pessoas que praticam a agricultura familiar e incentivar mais famílias a executarem essa prática. O projeto já teve início e os agricultores já receberam uma caixa para armazenar água e mangueiras para irrigação, estão aguardando o recebimento das sementes e da tela sombrite. Essa iniciativa é de grande relevância para a comunidade, pois incentiva a produção de alimentos saudáveis e a sustentabilidade. Outro ponto importante é a visita mensal do agrônomo que faz o acompanhamento da lavoura. A visita tem duração de quatro horas e acontece a cada 30 dias, onde o agrônomo acompanha o processo e fornece orientações necessárias para os produtores. Essa visita é de grande importância para os produtores e auxilia no desenvolvimento da agricultura familiar do Brejo Bezerra. Conclui-se que estas iniciativas são relevantes e contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Biografía del autor/a

Rosângela Gomes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII

Graduada em pedagogia, graduanda em pós-graduação em Educação do Campo, Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII.

Hildete Dias, niversidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII

Graduada em pedagogia, graduanda em pós-graduação em Educação do Campo, Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII.

Luzia Erica Viana, niversidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII

Graduada em pedagogia, graduanda em pós-graduação em Educação do Campo, Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus XII.

Dielly Ribas, Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XII

Graduada em pedagogia, graduanda em pós-graduação em Neuropsicopedagia, Universidade Dom Alberto, Pós-graduanda em Educação do Campo, Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campos XII.

Citas

Ver pdf

Publicado

2023-10-27

Cómo citar

Santos, R. G. dos, Dias, H., Viana, L. E., & Ribas, D. (2023). POLICULTURA AGROECOLÓGICA NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DO BREJO BEZERRA, IUIU-BA. Cadernos Macambira, 8(4), 57–58. https://doi.org/10.59033/cm.v8i4.1056