AGROINDÚSTRIA FAMILIAR: UM ESPELHO A PARTIR DAS AGRICULTORAS FAMILIARES DE MATINHA – FEIRA DE SANTANA

Autores/as

  • Aldnira Tolentino Nogueira Uefs/UNICAFES BAHIA
  • Kelly Santiago Oliveira UNICAFES - BA
  • Meire Ane Lima Costa UNICAFES - BA

DOI:

https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1139

Palabras clave:

Geração de Renda, Empreendimento Familiar, Bahia Produtiva

Resumen

A Agricultura Familiar ganhou relevância econômica, contribuindo para a produção de alimentos e gerando trabalho e renda, principalmente nas parcerias realizadas através de Políticas Públicas, sendo em destaque nesta pesquisa a Agroindústria Familiar. O objetivo principal da atividade é integrar de forma eficiente a produção agrícola com processos industriais para criar, processar e comercializar produtos derivados de matérias-primas agrícolas. A área de estudo, tem referência no distrito de Matinha que surge a partir da fuga de escravizados/as da Fazenda Candeal para uma mata pequena, densa e fechada, daí o nome de Matinha dos Pretos pelo qual é conhecida a comunidade. A metodologia está ligada em visitas e encontros como uma pesquisa de ação. A Assistência Técnica desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da agroindústria da Matinha, fornecendo suporte especializado aos agricultores/as e empresas envolvidas na produção agrícola e no processamento industrial. A colaboração eficaz entre a assistência técnica e a agroindústria é crucial para o desenvolvimento sustentável, a melhoria da produtividade e a promoção de práticas responsáveis ​​na produção de alimentos e produtos agrícolas.

Biografía del autor/a

Aldnira Tolentino Nogueira, Uefs/UNICAFES BAHIA

Doutoranda em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Prestadora de Serviços da UNICAFES BA.

Kelly Santiago Oliveira, UNICAFES - BA

Mestra em Educação do Campo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Pedagoga da UNICAFES BA.

Meire Ane Lima Costa, UNICAFES - BA

Graduada em Gestão de Cooperativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Serrinha.

Citas

CENCI, A. Estratégias de comercialização e mercados das agroindústrias familiares da Serra Gaúcha. UFRGS, 2022. 275p. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/URGS_e6b2bbf918cfe4c91bb1ff505422887c. Acesso em: 01 nov. 2023.

MARTINS, R. K.; SILVA, N. S.; FERNANDES, M, O.; BORSATO, J.M.L.S. O Sistema mandala de produção de alimentos: uma estratégia para o desenvolvimento da agricultura familiar. In.: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. Uberlândia/MG, 15 a 19 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1397_1.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

SOUZA, E.B. Terra, Território, Quilombo: a luz do Povoado de Matinha dos Pretos (BA). Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2010. 138p. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Geografia), Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19769. Acesso em: 01 nov. 2023.

Publicado

2023-12-07

Cómo citar

Nogueira, A. T. ., Oliveira, K. S. ., & Costa, M. A. L. (2023). AGROINDÚSTRIA FAMILIAR: UM ESPELHO A PARTIR DAS AGRICULTORAS FAMILIARES DE MATINHA – FEIRA DE SANTANA. Cadernos Macambira, 8(especial1), 112–117. https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1139