Práticas pedagógicas para alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições teóricas
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v9iespecial1.1387Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Práticas pedagógicasResumen
O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pós-graduação Lato sensu em Alfabetização e Letramento e traz no seu bojo uma análise teórica sobre práticas pedagógicas na perspectiva da Alfabetização e Letramento, apresentando brevemente contribuições importantes das autoras Magda Soares (2009;2004), Ângela Kleiman (2005;1995), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2010;1999), juntamente com o psicólogo do desenvolvimento Jean Piaget (1999). Nessa revisão bibliográfica, explora-se suas principais contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem da leitura e escrita, bem como suas implicações para o trabalho dos professores em sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar as perspectivas teóricas desses autores no contexto da aprendizagem da leitura e escrita, além de compreender os conceitos de alfabetização e letramento, destacando suas diferenças fundamentais. Para embasar essas definições, recorre-se às obras e artigos das autoras mencionadas, que ressaltam a importância da alfabetização e do letramento como uma prática social e significativa e o trabalho de Piaget na compreensão do processo. Discute-se também a relevância das práticas pedagógicas dos professores no processo de alfabetização. Assim, as abordagens e estratégias recomendadas pelos autores no decorrer do texto mostram maneiras de promover práticas pedagógicas, que valorizem tanto o domínio das habilidades básicas de leitura e escrita quanto o uso social dessas habilidades. Conclui-se que ao equilibrar a alfabetização e letramento nas práticas pedagógicas, os professores estarão proporcionando uma educação de qualidade, preparando os alunos para se tornarem leitores e escritores competentes, críticos e participantes ativos no contexto escolar e social.
Citas
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 25 ed. São Paulo-SP: Cortez, 2010.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre – RS: Artmed Editora, 1999.
KLEIMAN, Angela B. Preciso ensinar Letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas – SP: REVER – Produção Editorial – Unicamp. 2005.
KLEIMAN, Ângela B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas – SP: Mercado de Letras, 1995.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed., São Paulo – SP: Atlas. 2003.
MORAIS, Georgyana Andréa Silva; BRITO, Antônia Edna. Prática Pedagógica Alfabetizadora: questões de letramento. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. jan/abr. n. 25, 2016.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24 ed. Rio de Janeiro – RJ: Florense Universitária, 1999.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte – MG: Autêntica Editora, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2 ed. São Paulo – SP: Contexto, 2004.
TOZETTO, Suzana Soares; GOMES, Taís de Sá. A prática pedagógica na formação docente. Reflexão e Ação, v.17 n.2, 181-196, 2009. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1150. Acesso em: 15 set. 2023.