DESENVOLVIMENTO DE RABANETES (Raphanus sativus L.) COM A PRESENÇA DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM ADUBAÇÃO ORGÂNICA
Palabras clave:
Raphanus sativus L., Cultivo, Adubação orgânicaResumen
O rabanete (Raphanus sativus L.) trata-se de uma cultura resistente muito cultivada por pequenos produtores, pelo fato de ser de ciclo curto, fazendo assim com que o agricultor possa ter grande vantagem de produzir com facilidade (CARDOSO & HIRAKI, 2001).
A interação de plantas tem sido fundamental para a agricultura, devido acumular diversos benefícios nos quais propõem uma maior diversidade biológica, atuando no solo, clima e otimização dos recursos naturais (REZENDE, 2005). Plantas espontâneas tem a capacidade de proporcionar condições benéficas ao solo, pelo fato de atuar na melhora do solo, da sua estrutura e retenção de água, entretanto algumas delas são hospedeiras de pragas ou doenças da cultura de interesse. Nota-se que as plantas espontâneas têm funções benéficas e prejudiciais no meio agrícola (CARVALHO, 2013). Com isso o presente trabalho tem o objetivo testar o feito das plantas consorciadas com espontâneas e adubação orgânica no desenvolvimento de rabanetes.
Citas
CARVALHO, L. B. PLANTAS DANINHAS. Cap.2 Importância. Ed.1, Lages-SC, 2013;
REZENDE, B. L. A.; CECÍLIO FILHO, A. B.; CATELAN, F.; MARTINS, M. I. E. G. Análise econômica de cultivos consorciados de alface americana x rabanete: um estudo de caso. Horticultura Brasileira, Brasília, v.23, n.3, p.853-858, jul.-set, 2005.