DO SERTÃO DOS TOCÓS AO TERRITÓRIO DO SISAL: EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DE DOIS INVENTÁRIOS DA VILA DO RASO DE ARACI-BA
Palabras clave:
Inventários, Estudo do léxico, Edição Semidiplomática, HistóriaResumen
O presente estudo pretende trazer a lume como se deu a ocupação dos sertões pelos colonizadores portugueses e seus descendentes e as expedições missionários dos padres jesuítas no século XVIII, mais precisamente na vila do Raso, localizada no alto sertão baiano. Intenta-se fazer a edição semidiplomática e o estudo léxico dos inventários de Ireneo Antunes de Oliveira, Leonídia Constantina de Oliveira Lima e Padre João Velho Pereira de Oliveira, escritos pelos primeiros Padres e pelo escrivão Francisco Ferreira da Motta. Os Inventários integram, respectivamente, o acervo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso de Araci e estão sob a guarda do Centro Cultural de Araci-BA. Os documentos guardam registros de doações feitas aos primeiros habitantes em 75 anos, datados de 1812 a 1887, com inúmeras referências sócio-históricas. Contém 264 fólios recto e verso, relatos de teor jurídico, sociais, históricos, culturais, geográficas e políticas.
Citas
QUEIROZ, Rita de Cássia Ribeiro de (Org.). Língua, cultura e sociedade: estudos sobre o léxico. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. 1 CD.
TELLES,C.M. O paratexto e a filologia. In: TEIXEIRA, M. da C. R; QUEIROZ, R de C. R. de; SANTOS, R. B. dos (Org.). Diferentes perspectivas dos estudos filológicos. Salvador: Quarteto, 2006. p.23-61.