UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROECOLOGIA “ANA PRIMAVESI”
Palabras clave:
Agroecologia, Tecnologias sociaisResumen
As Unidades de Produção Agroecológicas Ana Primavese é um Laboratórios Vivo dos cursos de Educação do Campo da UFRB implantada no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, espaço articulador do ensino, pesquisa e extensão em Educação Agroecológica quem em coletivo vem sendo desenvolvido atividades com alunos do Eixo Recursos Naturais do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, partindo dos estudos dos princípios da Agroecologia com a perspectiva de contribuir e desenvolver alternativas tecnológicas de convivência com o Semiárido para proporcionar sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Fundado na metodologia do Diálogo de Saberes busca implantar sistemas de produção agroflorestais sustentáveis.
Citas
PENA, J. O. Tecnologia Social e o Desenvolvimento Rural. In: Tecnologias Sociais: Caminhos para a sustentabilidade. Aldalice Otterloo [et al.]. Brasília/DF: s. n, 2009, p. 195- 203.
ABA / I SNEA [Associação Brasileira de Agroecologia/I Seminário Nacional de Educação e Agroecologia –– Construindo Princípios e Diretrizes. Recife, 2013.
ANDRADE, Gilmar S. LIMA, Silvana L. S. Agricultura camponesa agroecologia: agricultura capaz de alimentar o mundo e esfriar o planeta, 2016.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a Pesquisa Participante, 2007.
DEMO, Pedro. Pesquisa: principio científico e educativo, 2011.
CARVALHO, Horácio Martins. Desafios para o agroecologista como portador de uma nova matriz tecnológica para o campesinato, 2007.
FERNANDES, Rosa M. C., MACIEL, Ana L. S. (Orgs). Tecnologias sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável, 2010.