PIBID DE BIOLOGIA NO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palabras clave:
Iniciação à docência, Ensino de Biologia, Metodologias Ativas, Conhecimento científico e popularResumen
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa incentivar os licenciandos no exercício da prática docente, inserindo-os na rotina de escolas da educação básica. No IF Baiano, o PIBID de Biologia vem sendo implementado mediante o subprojeto intitulado “Construção da docência para o ensino de Ciências e Biologia: inovação para o fortalecimento da aprendizagem”. Assim, este trabalho objetiva descrever algumas ações realizadas por um grupo de Iniciantes à Docência no núcleo do Campus Serrinha. A proposta vem sendo executada no Colégio Estadual Rubem Nogueira, desde o mês de novembro de 2020. O início das ações do Programa convergiu com as incertezas decorrentes da pandemia e do ensino remoto. Nesse contexto, priorizou-se a realização de estudos sobre metodologias ativas e sobre recursos tecnológicos para o ensino de Biologia. Após realização de pesquisa diagnóstica para compreensão do contexto escolar e do perfil dos discentes do ensino médio na referida escola-campo, foram realizadas observações das atividades de planejamento e das aulas de Biologia junto à professora supervisora. A aproximação do contexto escolar permitiu a elaboração de uma proposta de intervenção que teve o objetivo de possibilitar que os estudantes compreendam a importância do conhecimento científico e popular para a promoção da educação ambiental, mediante a realização de oficinas temáticas. Os resultados obtidos sugerem que os processos formativos no PIBID foram significativos para os iniciantes à docência, uma vez que as atividades ministradas implicaram na utilização de novas tecnologias, proporcionando novas aprendizagens mesmo nesse contexto desafiador da pandemia Covid-19.
Citas
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 3(4), 2014. p.119-143. Disponível em: http://www.academia.edu/download/47300771/08_METODOLOGIAS_ATIVAS_NA_PROMOCAO_DA_FORMACAO_CRITICA_DO_ESTUDANTE.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2021.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 11 jul. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf. Acesso em: 17 de jul. 2021.
SANTOS, R. P. FREITAS, S. R. S. Tecnologias Digitais Na Educação: Experiência Do Uso De Aplicativos De Celular No Ensino Da Biologia. Cadernos de Educação, v.16, n. 32, jan.-jun. 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/download/7577/5732. Acesso em: 16 jul. 2021.