LEITURA E INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Osvaldo Barreto Oliveira Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Janaína da Silva Patrocínio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Palabras clave:

Leitura do Mundo, Leitura da Palavra, Vivências, Emoções, Escolaridade

Resumen

Relato de experiência sobre projeto de extensão desenvolvido, de forma remota, entre 2020 e 2021, com o objetivo de promover alfabetização para alunos que, devido às dificuldades de aprendizagem, costumam apresentar, durante o Ensino Médio, pouca ou nenhuma proficiência leitora; fato que compromete o desempenho escolar desses sujeitos numa etapa do processo de escolarização que exige do aprendiz habilidades mais complexas de leitura e escrita. Muitos alunos chegam ao Ensino Médio sem saber ler e escrever textos simples e curtos. Tal condição pode ser empecilho para que se desenvolvam as habilidades e competências esperadas ao fim dessa etapa da educação básica. Para auxiliar a formação leitora desses estudantes, o projeto possibilitou o desenvolvimento de oito oficinas de aprendizagem de língua portuguesa, fundamentadas nos pressupostos teóricos e metodológicos da alfabetização de adultos (FREIRE, 1988; 2005). Dessa forma, os estudantes foram estimulados a pensar sobre situações de uso da língua e a natureza dos seus constituintes, com o intuito de promover alfabetização de forma contextualizada e dinâmica. Além disso, considerou-se que o afastamento dos estudantes das atividades presenciais pode ter comprometido suas competências socioemocionais. Assim, as oficinas pautaram-se no desenvolvimento de atividades de leitura que, ao mesmo tempo, estimulassem a reflexão sobre autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento, tomadas de decisão responsável e convivência com a diversidade.

Citas

BRASIL. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. BNCC, 2017. Disponível em: Acesso em: 28 ago. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

GOLEMAN, D. (2001). Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Publicado

2022-04-11

Cómo citar

Oliveira Júnior, O. B. ., & Patrocínio, J. da S. . (2022). LEITURA E INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL NO ENSINO MÉDIO. Cadernos Macambira, 7(1), 56–57. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/677