CRIAÇÃO AGROECOLÓGICA DE GALINHAS NA COMUNIDADE DE FLORESTA DISTRITO DE SERRINHA BAHIA
Palabras clave:
Agroecologia, Galinhas Caipiras, Comunidade, SemiáridoResumen
O presente relato trata da experiência ainda em andamento no projeto de extensão “Projeto de Extensão: Construção e aplicação de um modelo agroecológico de criação de galinhas caipiras na comunidade de Floresta, distrito de Serrinha- Bahia”. A ideia desse projeto foi criar galinhas caipiras, e também, trazer para o morador que reside nesta localidade rural, a importância e o exemplo de como criar essas aves com base nos princípios da agroecologia. O projeto iniciou em janeiro deste ano, e, inicialmente foi realizado o abrigo dos animais, o galinheiro móvel, somente em agosto houve a chegada de 15 pintainhas da linhagem Embrapa 051, e, a partir daí, o acompanhamento presencial foi realizado semanalmente e ficamos disponíveis remotamente diariamente. Durante esse período, realizamos e aprendemos sobre as orientações dos cuidados higiênicos, construímos bebedouros e comedouros alternativos, formulamos e aprendemos sobre alimentação e fizemos com a comunidade as vacinações necessárias aos animais.
Citas
AZEVEDO, GS et al. Produção de aves orgânicas. Pubvet., Maringá.v.10,n.4, p.327-333, Abril 2016.
BARBOSA, F. J. V. et al. Sistema alternativo de criação de galinhas caipiras. Embrapa Meio-Norte, Teresina/PI. 2007.66p.Disponível em https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/69408/sistema-alternativo-de-criacao-de-galinhas-caipiras. Acesso em 5 Out 2022.
SALES, M. N. G. Estratégias de Criação de Galinhas Caipiras para Geração de Estercos Limpos para a Olericultura Orgânica.s/d. Disponível em: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/handle/item/752. Acesso em 5 Out 2022.
SALES, M N G. Criação de galinhas em sistema agroecológicos.Vitória, ES: Incaper, 2005. 284 p.