A LITERATURA DE CORDEL COMO PRÁTICA MOTIVADORA DA LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NA EJA
Palabras clave:
EJA, Literatura de Cordel, Leitura, Escrita, EstágioResumen
O presente relato de experiência apresenta discussões acerca das vivências do componente curricular Estágio III do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XI, onde foi utilizado a Literatura de Cordel como estratégia metodológica para elaborar as sequências didáticas como prática motivadora da leitura e escrita. Desse modo, foi desenvolvida com uma turma do 4º e 5º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de Serrinha-BA. Esse trabalho tem como objetivo relatar como a Literatura de Cordel foi utilizada como pratica motivadora na leitura e escrita dos estudantes da EJA. Diante desse cenário surge a seguinte indagação: De que forma as vivências dos estudantes da EJA reverberaram na prática motivadora da leitura e escrita? Assim, o estudo anconrou-se em autores como Carmo (2016); Freire (2011); Oliveira (1999), dentre outros. Constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com inspiração em elementos colaborativos, pautados na concepção de pesquisa de intervenção pedagógica. Portanto, o relato sobre o estágio possibilita compreender a Literatura de Cordel como recurso pedagógico que contribui significativamente para formar leitores e escritores sensibilizando-os acerca da importância do contexto sócio-cultural em que estão inseridos.
Citas
CARMO, Sheila Mayara Ribeiro do. Literatura de cordel: uma estratégia para construção da prática pedagógica inovadora no 5º ano de uma escola municipal? Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Madeira, Portugal: FUNCHAL/ Faculdade de Ciências Sociais, 2016
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações.