CONSTRUINDO A TRANSIÇÃO AGREOCOLÓGICA NO POVOADO MANDACARU I, SERRINHA – BA: RELATO DE VISITA TÉCNICA

Autores/as

  • Dailma Ferreira Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Heber José Fernandes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Inácio Araújo Santos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Carla Teresa dos Santos Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Palabras clave:

Agrobiodiversidade, Troca de saberes, Agroecologia, Agricultura Familiar

Resumen

O presente relato é fruto de uma visita técnica realizada a uma unidade de produção familiar (UPF), na comunidade rural Mandacaru I, Serrinha - Bahia, no dia 03 de maio de 2022, como atividade do componente curricular Agricultura I. Este relato pretende apresentar a experiência formativa de discentes do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha, a partir da observação participativa e troca de saberes com uma família de agricultores em transição agroecológica. Na visita foi possível acessar os espaços de produção de frutíferas, hortaliças, produção de aves e cultivos anuais; e dialogar sobre as práticas de manejo, bem como o modelo de comercialização dos produtos e integração da família com a atividade de produção de hortaliças e cuidados com o meio ambiente. A UPF destaca-se pela sua riqueza em    agrobiodiversidade, manejo agroecológico dos cultivos e pela busca por formas justas de comercialização, apresentando-se como uma experiência exitosa de transição e de análise para estudos acadêmicos.

Biografía del autor/a

Dailma Ferreira Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha. Email: dailmacarapia@yahoo.com.br

Heber José Fernandes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha.

Inácio Araújo Santos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Carla Teresa dos Santos Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha. Email:

Citas

AMARAL, A. A. Fundamentos de agroecologia. Livro Técnico Editora, 2011.

CARVALHO, A. J. A., Agrobioculturalidade, campesinato e associativismo nos biomas da Bahia. In: SOUZA, H. F.; MUTIM, A. L. B.; SANTOS, A. de O. C. (Org.). Educação profissional, territórios e resistências: diálogos com Paulo Freire. 1ed.Recife: Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, 2021, v. 1, p. 73-80.

COELHO, F. M. A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa: Editora da UFV, 2005.

COSTABEBER, J. A. Acción colectiva y procesos de transición agroecológica en Rio Grande do Sul, Brasil. Córdoba, 1998. 422p. (Tese de Doutorado) Programa de Doctorado en Agroecología, Campesinado e Historia, ISEC-ETSIAN, Universidad de Córdoba, España, 1998.

MEC, Divisão de extensão e aperfeiçoamento (DEA). Visitas Técnicas. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/extensao/visitas-tecnicas#:~:text=Visita%20t%C3%A9cnica%20%C3%A9%20uma%20atividade,em%20suas%20diferentes%20formas%20organizativas. Acesso em:14 de outubro de 2022.

Publicado

2022-12-17

Cómo citar

Carneiro, D. F. ., Oliveira, H. J. F. de, Santos, I. A. S., & Marques, C. T. dos S. . (2022). CONSTRUINDO A TRANSIÇÃO AGREOCOLÓGICA NO POVOADO MANDACARU I, SERRINHA – BA: RELATO DE VISITA TÉCNICA. Cadernos Macambira, 7(2), 55–58. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/754