DIVULGANDO OS MICRORGANISMOS EFICIENTES (EM’s): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lavinya Santos Neri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Maria Clara Cerqueira de Araújo Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Joanne de Brito Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Ana Sophia Mota de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Erasto Viana Silva Gama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano http://orcid.org/0000-0002-7970-4849
  • Carla Teresa dos Santos Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

DOI:

https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1143

Palavras-chave:

Extensão tecnológica, Solo vivo, Agroecologia, NEA Abelmanto

Resumo

Os microrganismos regenerativos ou eficientes (EM’s) atuam no solo produzindo substâncias orgânicas úteis às plantas e melhorando as suas propriedades físicas, químicas e biológicas. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência desenvolvida por estudantes da primeira série do Curso Técnico em Agroecologia, do Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha, com a divulgação da tecnologia de captura de microrganismos eficientes (EM’s) e produção de bioinoculante ativador da microbiota do solo. A divulgação ocorreu em três momentos distintos: 1) Realizado no dia 25 de maio, na Escola Municipal Antônio Alves da Silva, localizada na Chapada, município de Serrinha; 2) Aconteceu no dia 12 de setembro na Feira de Ciências realizada na sede do IF Baiano - Campus Serrinha, como parte das atividades da II Semana de Biologia; 3) Dia 28 de setembro, na Escola Municipal Marcolino Santana Lima, Município de Ichu. Para a divulgação da tecnologia foram confeccionados pela equipe envolvida um folder com orientações do processo de captura dos microrganismos, preparação do bioinoculante e formas de uso e um painel para exposição local do passo-a-passo, além de amostras dos materiais utilizados que os participantes podiam pegar, manipular e observar. Os participantes das atividades de divulgação mostravam-se curiosos com o processo de captura e possibilidades de uso, surpresos com a cores e diversidade de microrganismos, e até mesmo com nojo dos EM. A partir da experiência é possível considerar que a extensão tecnológica a partir da agroecologia tem muito a contribuir com formas de agricultura mais sustentáveis no Território do Sisal e com o processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação profissional desde as séries iniciais.

Biografia do Autor

Lavinya Santos Neri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Maria Clara Cerqueira de Araújo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Joanne de Brito Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha.

Ana Sophia Mota de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Erasto Viana Silva Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Engenheiro Agrônomo (2007) e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha, onde ministra disciplinas no Curso Técnico em Agroecologia e na Pós-Graduação latu sensu em Inovação Social, com ênfase em economia solidária e agroecologia. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Lavoras Xerófilas - XERÓFILAS e do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, nesses grupos desenvolve ações de inovação, pesquisa e extensão relacionado a caatinga, comunidades tradicionais, lavouras e plantas xerófilas, panc, homeopatia e manejo de agroecossistemas.

Carla Teresa dos Santos Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Mestra em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Docente do Instituto Federal Baiano Campus Serrinha – Bahia

Referências

ANDRADE, Fernanda Maria Coutinho de. Caderno dos microrganismos eficientes (EM): Instruções práticas sobre o uso ecológico e social do EM. 3ª edição. Viçosa, MG, 2020. 31p. Disponível em: https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/xmlui/handle/123456789/96. Acesso em: 12 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.565, de 21 de dezembro de 2017. Brasília, 21 de dezembro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13565.htm. Acesso em: 15 nov. 2023.

IF BAIANO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agroecologia. Projeto aprovado pela Resolução nº15/2016 - CONSUP/IF Baiano de 25/04/2016 e ratificado pela resolução nº19/2016 CONSUP/IF Baiano de 17/05/2019. Salvador, 2019. 138p.

INFRC, International Conference on Kyusei Nature Farming. Disponível em: https://www.infrc.or.jp/knf/index.html. Acesso em: 15 nov. 2023.

NERI, Lavinya Santos; GAMA, Erasto Viana Silva Gama; MARQUES, Carla Teresa dos Santos; ARAÚJO, Ana Sophia Mota de; MOTA, Taynara Pereira Mota; SANTOS, Miguel Queiroz dos. Produção de inoculante ativador da microbiota do solo. Volume 1, Número 1, 2023. (Folder). Disponível em: https://www.revista.lapprudes.net/index.php/livros/article/view/1026. Acesso em: 12 nov. 2023.

SIQUEIRA, Ana Paula Pegorer de; SIQUEIRA, Manoel F. B. de. Bokashi: adubo orgânico fermentado. Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Agricultura e Pecuária. Niterói: Programa Rio Rural, 2013. 16 p. Disponível em: https://agrarias.ufpr.br/marzagao/wp-content/uploads/sites/25/2015/12/Bokashi2016.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Neri, L. S. ., Santos, M. C. C. de A. ., Oliveira, J. de B. ., Araújo, A. S. M. de ., Gama, E. V. S., & Marques, C. T. dos S. . (2023). DIVULGANDO OS MICRORGANISMOS EFICIENTES (EM’s): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cadernos Macambira, 8(especial1), 307–313. https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1143