ESTUDO DO SINERGISMO ENTRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO EM FEIJÃO-CAUPI

Autores

  • Elismar Pereira de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Poliana Prates de Souza Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
  • Priscila Silva Miranda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia.
  • Zilda Cristina Malheiros Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia
  • Divino Levi Miguel Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia
  • Patrícia Lopes Leal Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Agricultura sustentável, Fixação biológica de nitrogênio, Leguminosa, Microrganismos, Simbiose

Resumo

O uso de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) e bactérias fixadora de nitrogênio podem ser uma alternativa para uma agricultura mais sustentável e com menor custo de produção. Desta forma, o estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e o sinergismo destes microrganismos no feijão-caupi. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com  quatro repetições, em esquema fatorial 12 x 2, com os manejos (M): M0= testemunha zero; M1= Rhizophagus clarus; M2= Claroideoglomus etunicatum; M3= R. clarus + C. etunicatum; M5= inóculo comercial; M6= R. clarus + Bradyrhizobium sp. BR 3262; M7= C. etunicatumBradyrhizobium sp. BR 3262; M8= R. clarus + C. etunicatum + Bradyrhizobium sp. BR 3262; M9= inóculo comercial + Bradyrhizobium sp. BR 3262; M10= não inoculada com adição de super simples, M11= não inoculada com adição de NPK, M12= não inoculada com adição N; em  duas cultivares de feijão (BRS Novaera e Guariba), totalizando 96 parcelas. As características avaliadas foram: massa seca da parte aérea, taxa de colonização micorrízica, eficiência da bactéria e dos FMAs. As médias dos diferentes manejos foram comparadas pelo teste de Scott Knott e das cultivares pelo teste F, ambos a 5% de probabilidade. A inoculação combinada de R. clarus + C. etunicatum + Bradyrhizobium sp. BR 3262 aumentou a massa seca da parte aérea, eficiência da bactéria e micorrízica, indicando um bom sinergismo entre os microrganismos. O manejo com a inoculação isolada de C. etunicatum aumentou a massa seca da parte aérea e eficiência micorrízica. Os manejos com R. clarus + C. etunicatum + Bradyrhizobium sp. BR 3262 e com C. etunicatum podem ser usados como alternativos à adubação convencional de NPK e de P.

Biografia do Autor

Elismar Pereira de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando (as) no programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia.

Poliana Prates de Souza Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutorando (as) no programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia.

Priscila Silva Miranda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia.

Doutorando (as) no programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia.

Zilda Cristina Malheiros Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Doutorando (as) no programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Divino Levi Miguel, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia

Professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitoria da Conquista, Bahia

Patrícia Lopes Leal, Universidade Federal da Bahia

Professora orientadora Universidade Federal da Bahia Instituto Multidisciplinar em Saúde - Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Bahia.

Referências

Ver pdf

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Oliveira, E. P. de, Soares, P. P. de S. ., Miranda, P. S., Lima, Z. C. M. ., Miguel, D. L., & Leal, P. L. (2024). ESTUDO DO SINERGISMO ENTRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E BACTÉRIA FIXADORA DE NITROGÊNIO EM FEIJÃO-CAUPI. Cadernos Macambira, 8(especial2), 34. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1272