O uso de jogos para a compreensão de ecologia e ecossistema: uma aplicação do programa Residência Pedagógica

Autores

  • Aline Nascimento Souza Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Silvana Aparecida Morais Santos Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Samaia Castro Coelho Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho
  • Enoc Lima do Rego Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Palavras-chave:

Ecologia, Ecossistema, Ensino Médio, Jogos Didáticos

Resumo

Nosso país tem uma grande reserva de ecologia e ecossistema nativos, entretanto, pouco disso é detalhado no ambiente escolar. Quando tal conteúdo é estudado, não desperta um olhar curioso dos alunos, visto que é passado de forma tradicional. Contudo, a necessidade de utilização de diversos recursos didáticos é de extrema importância, dentre esses recursos pode se destacar os jogos didáticos. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo destacar o processo de elaboração de jogos didáticos pelos alunos que abordem temas relacionados a ecologia e ecossistema. A produção desses recursos passou por etapas como a explanação dos temas, pelas residentes pedagógicas, utilizando a metodologia expositiva dialogada, trazendo ideia de jogos para despertar a criatividade dos alunos, em seguida, a produção de jogos didáticos e por último a apresentação dos jogos pelos autores para os outros alunos da turma.

Biografia do Autor

Aline Nascimento Souza, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

 Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Silvana Aparecida Morais Santos, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Samaia Castro Coelho, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

Preceptora do Programa Residência Pedagógica. Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

Enoc Lima do Rego, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Doutor em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Referências

BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. (v. 1) / Secretaria da Educação do Estado da Bahia. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020.

BRANDÃO, C. R. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 19 dez. 2023).

MOTOKANE, M. T.; TRIVELATO, S. L. F. Reflexões sobre o ensino de ecologia no ensino médio. II Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/iienpec/Dados/trabalhos/G32.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica - Educação Física. Curitiba: SEED, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Souza, A. N., Santos, S. A. M., Coelho, S. C., & Rego, E. L. do. (2024). O uso de jogos para a compreensão de ecologia e ecossistema: uma aplicação do programa Residência Pedagógica. Cadernos Macambira, 9(3), 185–190. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1513