Sementes na escola: uma proposta de banco de sementes didático da caatinga e cerrado

Autores

  • Giovana Fagundes Gaspar Couto Neves Neves IF BAIANO/Campus Guanambi
  • João Pedro Porto Ramos IF BAIANO/Campus Guanambi.
  • Maria Luíza da Silva Araújo IF BAIANO/Campus Guanambi
  • Nágila Mendes Duarte IF BAIANO/Campus Guanambi
  • Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa IF Baiano, Campus Guanambi
  • Edyla Andrade IF Baiano, Campus Guanambi

Palavras-chave:

Banco de Sementes, Caatinga, Cerrado, Extensão, Ensino

Resumo

O ensino de ciências com uso de metodologias ativas tem se mostrado especialmente efetivo, estimulando o pensamento crítico, a investigação e a experimentação por parte dos discentes. Além disso, aliar os conhecimentos de sala de aula com o ambiente (bioma) no qual o estudante está inserido, torna-se ainda mais eficaz. No município de Guanambi, temos fitofisionomias de Caatinga e Cerrado, estes são biomas brasileiros com alta diversidade que enfrentam ameaças como as atividades agrícolas não sustentáveis e criação de animais. Uma forma de contribuir para a conservação desses biomas é a conscientização e informação das gerações futuras no ambiente escolar. Nesse sentido, o projeto teve o objetivo de gerar um banco de sementes itinerante com espécies da Caatinga e do Cerrado, para promover ações em escolas públicas e contribuir no ensino de Ciências, mais especificamente, na área de botânica e morfologia de sementes. Gerou-se um banco de sementes em caixa de MDF contendo 25 espécies da flora regional. A ação escolar ocorreu no IF Baiano Campus Guanambi com a realização de um evento no dia da árvore (SEED – Sementes da educação) com o público-alvo composto por estudantes do primeiro ano nível médio/técnico. A ação contou com palestras informativas, projeto de empresa parceira, apresentação do banco de sementes, atividades lúdicas (síndrome de dispersão e características de espécies arbóreas), oficina de produção de papel semente e plantio de mudas nativas. Observou-se uma ampla participação dos discentes e pretende-se promover estas ações em outras escolas da rede pública da região de Guanambi.

Biografia do Autor

Giovana Fagundes Gaspar Couto Neves Neves, IF BAIANO/Campus Guanambi

Licencianda em Ciências Biológicas IF BAIANO/Campus Guanambi.

João Pedro Porto Ramos, IF BAIANO/Campus Guanambi.

Licenciando em Ciências Biológicas IF BAIANO/Campus Guanambi.

Maria Luíza da Silva Araújo, IF BAIANO/Campus Guanambi

Licenciando em Ciências Biológicas IF BAIANO/Campus Guanambi

Nágila Mendes Duarte, IF BAIANO/Campus Guanambi

Licenciando em Ciências Biológicas IF BAIANO/Campus Guanambi

Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa, IF Baiano, Campus Guanambi

Professora da Licenciatura em Ciências Biológicas. IF Baiano, Campus Guanambi.

Edyla Andrade, IF Baiano, Campus Guanambi

Professora da Licenciatura em Ciências Biológicas. IF Baiano, Campus Guanambi.

Referências

ALVAREZ, I. A.; OLIVEIRA, U. R.; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; CANETTI, A. Arborização urbana no Semiárido: espécies potenciais da Caatinga. Embrapa florestas, Colombo - PR, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 28 abr. 1999.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente (MMA). Biodiversidade brasileira: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira. Brasília - DF. 404, 2002.

COIMBRA-FILHO, A.F.; I. DE G. CÂMARA. Os limites originais do bioma Mata Atlântica na região Nordeste do Brasil. Fundação Brasileira para Conservação da Natureza (FBCN), Rio de Janeiro, Brasil. 1996.

DEMINICIS, B.B.; VIEIRA, H.D.; ARAÚJO, S.A.C.; JARDIM, J.G.; PÁDUA, F. T.; CHAMBELA NETO, A. Dispersão natural de sementes: importância, classificação e sua dinâmica nas pastagens tropicais. Archivos de zootecnia, v. 58, n. 224, p. 35-58, 2009. DOI: https://doi.org/10.21071/az.v58i224.5073.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Neves, G. F. G. C. N., Ramos, J. P. P., Araújo, M. L. da S., Duarte, N. M., Lessa, B. K. A. B., & Andrade, E. (2024). Sementes na escola: uma proposta de banco de sementes didático da caatinga e cerrado. Cadernos Macambira, 9(3), 260–266. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1528