A contribuição do PIBID para uma formação crítica: experiências de licenciandas em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v10i3.1905Palavras-chave:
Formação docente, Prática pedagógica, PIBID, Ensino médio, Valorização do professorResumo
O presente relato de experiência descreve as vivências de licenciandas do Curso de Ciências Biológicas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelo Instituto Federal Baiano Campus Guanambi, em parceria com o Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. O objetivo deste relato é apresentar as aprendizagens e contribuições proporcionadas pela inserção das bolsistas no ambiente escolar, articulando teoria e prática na formação docente. As atividades realizadas incluíram acompanhamento de turmas do Ensino Médio, orientação de projetos para a Feira do Conhecimento incentivo à pesquisa e elaboração de diários de bordo. Essa vivência possibilitou compreender os desafios da prática pedagógica, a importância da adaptação de estratégias às necessidades dos alunos e o papel do professor como mediador do processo de aprendizagem. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, como planejamento, comunicação e reflexão crítica, além de enfatizar a relevância de programas como o PIBID para a valorização e a formação inicial do docente, contribuindo significativamente para uma educação mais humanizada e transformadora.
Referências
AMORIM, Aline Diniz de; FERNANDES, Maria José da Silva. A formação inicial, a prática pedagógica e o processo de tornar-se professor. Praxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 71-92, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4362.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NASCIMENTO, Juliano Lemos do; FEITOSA, Raphael Alves. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e622997551, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.75511. Acesso em: 06 out. 2025.
