Educação em saúde no ensino médio: relato de experiência sobre o ensino de patologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59033/cm.v10i1.1908

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Metodologias ativas, Doenças infecciosas

Resumo

O conhecimento sobre doenças é essencial para a promoção do bem-estar social, pois a educação em saúde possibilita compreender os mecanismos de transmissão, prevenção e tratamento das enfermidades, incentivando comportamentos de autocuidado e valorização da saúde como dimensão da qualidade de vida. Este relato descreve a aplicação de metodologias ativas no ensino de patologias em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Guanambi, Bahia. Foram empregadas aulas expositivas com recursos visuais, atividades de mímica das patologias e a dinâmica “Cadeia de Contaminação”, permitindo aos estudantes vivenciar os conceitos, refletir criticamente, desenvolver raciocínio lógico e interagir colaborativamente. Observou-se grande engajamento, com participação ativa na representação e identificação dos sintomas, evidenciando a integração positiva entre teoria e prática. A experiência demonstra que metodologias ativas promovem aprendizagem significativa, favorecem a inclusão de estudantes com necessidades específicas e fortalecem a compreensão da saúde como valor individual e coletivo.

Biografia do Autor

  • Giovana Fagundes Gaspar Couto Neves , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi

  • Fabiana Trindade Amorim , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi

    Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi

  • Elizângela Souza, PPGELS / Universidade do Estado da Bahia, Campus VI

    Mestranda no PPGELS/UNEB, pesquisando racismo e discriminação de gênero na trajetória escolar de mulheres negras na EJA. Especialista em Educação Ambiental e graduada em Ciências Biológicas pela UEFS (2002). Integrou o grupo de pesquisa História das Mulheres, Gênero e Literaturas. Atualmente é professora do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.

  • Sayonara Cotrim Sabioni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi

    Doutora em Educação Ambiental, Docente, Coordenadora de área do PIBID Interdisciplinar Biologia/Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi.

Referências

CUNHA, M. B. et al. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista, Belo Horizonte, [S. l.], v. 40, n. 40, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469839442.

LEMOS, D. P. S. T. Saúde na escola: educação e saúde nos currículos do Ensino Médio. RIOS - Revista Científica do Centro Universitário do Rio São Francisco, v.14, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/148/148. Acesso em: 6 out. 2025.

LINO, D. do N., et al. A importância da educação em saúde para a prevenção de doenças crônicas. Periódicos Brasil: Pesquisa Científica, v. 3, n. 2, p. 500-509, 2024. DOI: https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.102.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus: Campinas, São Paulo, 2000.

ROMAN, C. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and Biomedical Research, [S. l.], v. 37, n. 4, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/73911. Acesso em: 6 out. 2025.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health literacy, 2024. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/health-literacy. Acesso em: 6 out. 2025.

Publicado

2025-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Educação em saúde no ensino médio: relato de experiência sobre o ensino de patologias. (2025). Cadernos Macambira, 10(1), e010011908. https://doi.org/10.59033/cm.v10i1.1908