ESPÉCIES HERBÁCEAS ESPONTÂNEAS NO IF BAIANO – CAMPUS SERRINHA

Autores

  • Laise dos Santos Barbosa Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial – LaPPRuDes
  • Moisés Lima dos Santos
  • Edna Santana dos Santos
  • Carla Teresa dos Santos Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Serrinha
  • Erasto Viana Silva Gama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano http://orcid.org/0000-0002-7970-4849

Resumo

As plantas espontâneas historicamente são conhecidas com seu papel de competição por recurso e espaço. Nos diversos agroecossistemas ocorrem variadas espécies de plantas espontâneas nativas e exóticas, na maioria das vezes indesejáveis, sendo comumente conhecidas como invasoras ou daninhas.

No entanto elas possuem potencialidades para o uso humano, animal, sistemas de cultivo, além de seus serviços ecossistêmicos, desempenhando funções consideradas nobres nos agroecossistemas, como: a proteção do solo contra a erosão, a reciclagem de nutrientes, a interação com a vida no solo, além dos benefícios ecológicos diretos e indiretos ao homem, muitas das plantas tidas como daninhas já foram cultivadas pelas civilizações antigas como alimentação devido ao seu valor nutricional e medicinal (CRUZ et al. 2013; GOTTARDI, 2012).

O presente trabalho teve por objetivo identificar e catalogar as plantas espontâneas herbáceas presentes no do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Serrinha.

Biografia do Autor

Erasto Viana Silva Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Engenheiro Agrônomo (2007) e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha, onde ministra disciplinas no Curso Técnico em Agroecologia e na Pós-Graduação latu sensu em Inovação Social, com ênfase em economia solidária e agroecologia. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Lavoras Xerófilas - XERÓFILAS e do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, nesses grupos desenvolve ações de inovação, pesquisa e extensão relacionado a caatinga, comunidades tradicionais, lavouras e plantas xerófilas, panc, homeopatia e manejo de agroecossistemas.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Barbosa, L. dos S., Santos, M. L. dos, Santos, E. S. dos, Marques, C. T. dos S., & Gama, E. V. S. (2020). ESPÉCIES HERBÁCEAS ESPONTÂNEAS NO IF BAIANO – CAMPUS SERRINHA. Cadernos Macambira, 3(2), 11–13. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/276