ESPÉCIES HERBÁCEAS ESPONTÂNEAS NO IF BAIANO – CAMPUS SERRINHA
Resumo
As plantas espontâneas historicamente são conhecidas com seu papel de competição por recurso e espaço. Nos diversos agroecossistemas ocorrem variadas espécies de plantas espontâneas nativas e exóticas, na maioria das vezes indesejáveis, sendo comumente conhecidas como invasoras ou daninhas.
No entanto elas possuem potencialidades para o uso humano, animal, sistemas de cultivo, além de seus serviços ecossistêmicos, desempenhando funções consideradas nobres nos agroecossistemas, como: a proteção do solo contra a erosão, a reciclagem de nutrientes, a interação com a vida no solo, além dos benefícios ecológicos diretos e indiretos ao homem, muitas das plantas tidas como daninhas já foram cultivadas pelas civilizações antigas como alimentação devido ao seu valor nutricional e medicinal (CRUZ et al. 2013; GOTTARDI, 2012).
O presente trabalho teve por objetivo identificar e catalogar as plantas espontâneas herbáceas presentes no do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Serrinha.