ECO - DEFUMADOR ARTESANAL COM REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA

Autores

  • Félix Geliel de Oliveira de Souza Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido
  • Ana Carolina Dohler Dias Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido
  • Maique da Silva Moreira dos Santos Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido
  • José Augusto de Jesus Conceição Cunha Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido
  • Geovana de Oliveira Carvalho Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido
  • Tainá de Jesus Cunha Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido
  • Erik Oliveira de Lima Lima Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Palavras-chave:

Defumação, Conservação de carne, Derivados

Resumo

O projeto visa à construção de um defumador artesanal, com o reaproveitamento de materiais de sucata disponível na Unidade Escolar (U.E), a fim de disponibilizar/mostrar aos estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Zootecnia a importância da técnica de defumação. A defumação é um método de conservação de alimentos que consiste em expor a carne ou derivados de carne à fumaça produzida pela combustão incompleta da madeira. Além de perder água, a carne sofre uma ação antimicrobiana e aromática de alguns compostos da fumaça, além de desenvolver a coloração característica dos alimentos defumados.  O processamento da carne fresca e dos derivados cárneos visa além da elaboração de novas opções de produtos, a redução da perecibilidade com relação ao aumento da vida de prateleira, e uma possível fonte adicional de renda a pequenos produtores, com agregação de valor ao produto in natura. Foi realizada a confecção de um modelo de câmara defumadora produzido a partir do reaproveitamento de um arquivo de aço com 4 gavetas para pasta suspensa. As gavetas foram retiradas e desmontadas, usando – se apenas a “contra frente”, que foram parafusadas na estrutura do arquivo, e passaram a funcionar como portas, controlando o fluxo de entrada de ar na câmara de defumação. Na parte superior do arquivo foi feita uma abertura circular, a chaminé. A queima da serragem para produção de calor e fumaça foi realizada em uma lata reutilizada de tinta de 18 litros. Colocou - se dentro da lata duas garrafas, de forma que quando a lata estiver cheia de serragem, seja visualizado um túnel, em “L”. A serragem foi colocada em volta das garrafas, pressionada e umedecida com água. Depois de cheia, as garrafas foram retiradas cuidadosamente. O queimador foi então aceso e colocado dentro do defumador. Os resultados mostram que o tamanho da partícula de serragem influencia no acender do fogo e na persistência da fumaça, assim como no enchimento do queimador deve-se utilizar além da água um pouco de óleo comestível (ex.: óleo de soja).

Biografia do Autor

Félix Geliel de Oliveira de Souza, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Ana Carolina Dohler Dias, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Zootecnista.

Maique da Silva Moreira dos Santos, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

José Augusto de Jesus Conceição Cunha, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Geovana de Oliveira Carvalho, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Tainá de Jesus Cunha, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Erik Oliveira de Lima Lima, Centro Est. de Ed. Prof. do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Referências

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Tecnica e Extensão Rural - Semana CT: Defumador artesanal: tecnologia para agregação de valor. Disponível em: http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=3189. Acesso em 04 de setembro de 2016.
Como construir um defumador. Disponível em: https://drive.google.com/viewerng/viewer?a=v&pid=sites&srcid=YmlvbWFzc2EuZXE udWZybi5icnxkZWZ1bWFkb3ItcGFyYS1jYXJuZXMtZS1wZWl4ZXN8Z3g6NzY4NWU 1MTExYzQ3ZjMwOA, acesso em 20 de Julho de 2016. Projeto de Produção mais Limpa. Disponível em: https://sites.google.com/a/biomassa.eq.ufrn.br/defumador-para-carnes-epeixes/projeto-eco-desenho , acesso em 20 de julho de 2016.
Cursos CPT – Centro de Produção Técnica, Defumados - 4 passos e 11 dicas para uma produção de qualidade. Disponível em: http://www.cpt.com.br/cursosprocessamentodecarne-comomontar/artigos/defumados-4-passos-e-11-dicas-parauma-producao-de-qualidade, acesso em 04 de setembro de 2016.
PRODUTOS CÁRNEOS CURADOS E DEFUMADOS: MAIS SABOR E MAIOR VALOR AGREGADO. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:pRWayzY78kYJ:www.edito ra.ufla.br/index.php/component/phocadownload/category/56-boletins-deextensao%3Fdownload%3D1161:boletinsextensao+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br, acesso em: 03 de Setembro de 2016.
Rocco, Sylvio Cesar. Embutidos, frios e defumados – Brasília: EMBRAPA – SPI, 1996. 94p. Coleção Saber 4. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-depublicacoes/-/publicacao/114148/embutidos-frios-e-defumados, acesso em 03 de Setembro de 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

Souza, F. G. de O. de, Dias, A. C. D., Santos, M. da S. M. dos, Cunha, J. A. de J. C., Carvalho, G. de O., Cunha, T. de J., & Lima, E. O. de L. (2020). ECO - DEFUMADOR ARTESANAL COM REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA. Cadernos Macambira, 5(1), 26–27. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/304