O programa “uma terra e duas águas – p1+2” como instrumento político- pedagógico e social na promoção da segurança alimentar e nutricional
DOI:
https://doi.org/10.35642/rm.v1i1.107Resumo
Este trabalho retrata os resultados acerca da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional da população residente de duas comunidades rurais, Ponto da Pinha e Gibóia, no município de Retirolândia – Ba, localizado no Território do Sisal, na região semiárida. As transformações acerca da conquista do Direito Humano à Alimentação Adequada, nessas comunidades, associam-se ao Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), implementado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). A preocupação com o acesso à água para produção e dessedentação animal, no Semiárido, como política pública de descentralização da água para as famílias rurais, de baixa renda, desencadeia-se devido as irregularidades das precipitações pluviométricas que em média é entre 300 a 700 mm. Diante do exposto, a metodologia consistiu na observação, por meio de visitas nas propriedades, aplicação de questionário e, por fim, utilizou-se o Diagnóstico Rural Participativo envolvendo vinte famílias. A pesquisa ratificou a importância do P1+2 como instrumento político-pedagógico e social na vida das famílias contempladas com as tecnologias sociais pesquisadas: cisterna calçadão e barreiro de trincheira familiar, na garantia do acesso à água, além de trazer aspectos relevantes no campo econômico e alimentar, pois, demonstra que, a partir da ação do Programa, há melhorias na qualidade de vida das famílias. Todavia, a pesquisa também apontou algumas fragilidades, como há necessidade de outros investimentos públicos, como o acompanhamento técnico para o planejamento da propriedade, o uso racional da água e o escoamento dos produtos produzidos para comercialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Kamilla Ferreira da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.