RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PARA ALFABETIZAÇÃO DE UMA JOVEM COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ESTUDANTE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Jovem, Dicas Visuais, RecursosResumo
O processo de aprendizagem para os Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual permeia uma série de etapas importantes para que esses consigam ter independência durante a vida adulta. O presente relato de experiência buscará apresentar alguns Recursos Pedagógicos utilizados para a alfabetização de uma Jovem de 14 anos com Deficiência Intelectual estudante do 5°Ano de uma instituição de ensino regular em uma cidade de grande porte no Estado do Paraná. Para tanto o relato de experiência está organizado da seguinte forma: identificar a participante da pesquisa, demonstrar a etapa de avaliação inicial, explicar as estratégias e dicas que estão sendo implementadas, dentro do contexto do planejamento educacional individualizado e de atividades pedagógicas de estimulação com a educanda. Sendo assim, inicialmente realizou-se 3 encontros com atividades para avaliação bem como questionário com a família e leitura dos laudos médicos, psicológicos e relatórios educacionais das escolas por onde ela já passou, e conversa com a equipe de profissionais que atuam com a educanda. Atualmente estamos nas fases de intervenção onde partimos do interesse da educanda e de acordo com os resultados das avaliações. Este trabalho, visa apresentar algumas das Dicas Visuais, utilizadas bem como o portfólio elaborado com todas as atividades visuais da educanda, que tem como intuito criar um repertório linguístico de palavras e imagens encontradas por elas durante as atividades. Pontua-se que a estudante se comunica verbalmente e aprendeu a copiar as letras e formar palavras, mas sem apoio de dicas visuais o que não a auxilia no processo de aprendizagem atualmente ela está matriculada em uma escola regular de ensino. O resultado das sessões de avaliação inicial evidenciou a importância da incorporação de um Planejamento Educacional Individualizado - PEI que também comporá o seu portfólio individual em conjunto com as dicas visuais. Salienta-se que o intuito com esse relato é partilhar essas experiências práticas sobre recursos e estrutura das intervenções para que possam chegar a outros profissionais que atuam na área e que estes possam replicar em seus contextos tendo-se em vista que em muitas ocasiões esses relatos ficam restritos e que a partilha desses relatos de experiências possibilita que essas informações práticas possam ser trocadas e incorporadas.
Referências
ALLES, E. P. Formação continuada de Professores no Processo de Transição para vida adulta de Jovens com deficiência intelectual. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
BOUERI, I. Z. A institucionalização da pessoa com deficiência intelectual e os efeitos de um programa educacional. 183f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
FERREIRA, W. B. EJA & Deficiência: estudo da oferta da modalidade EJA para estudantes com deficiência. In: AGUIAR, M. A. da S. (org.) Educação de Jovens e Adultos: o que dizem as pesquisas. Recife: UFPE – MEC/SECAD, 2009. Disponível em <http://www.ufpe.br/cead/eja/textos/dizem_as_pesquisas_1.pdf >. Acesso em 02 Mai 2020.
FREITAS, M.C. Construção de um Programa de Ensino de pré-requisitos para leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual.179 f. Tese Doutorado. Programa em Pós Graduação em Psicologia - São Carlos: UFSCar, 2012.
NUNES, L. G; NAVATTA, A. C. R.; MIOTTO, E. C.. Instrução fônica como intervenção no processo da leitura e escrita em estudantes com deficiência intelectual. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 103, p. 65-74, 2017.
TANNUS-VALADAO, G. and MENDES, E.G. Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230076. Epub Oct 25, 2018
ZUTIÃO, P. Utilização do Currículo Funcional Natural visando independência de jovens e adultos com deficiência intelectual. 124 f. Monografia de graduação. Curso de Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, 2013.
ZUTIÃO, P. Programa Ead “Vida Independente” para Familiares de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. 186 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.