A utilização do Scratch para o ensino de termoquimica para alunos com TEA
Palavras-chave:
Scratch, Termoquímica, TEA, InclusãoResumo
O processo de inclusão é extremamente deficitário e carece de desenvolvimento de forma estruturada. Não basta que o aluno seja alocado dentro da sala de aula regular, mas sim como são desenvolvidas as adaptações para que este aluno possa compreender o que é ensinado, e ser assim parte do processo social de inclusão nas salas regulares de ensino. Neste escopo, o presente trabalho visa mostrar maneiras de adaptar material para alunos com TEA, no ensino de Química utilizando a ferramenta Scratch. O tema dos trabalhos desenvolvidos compreendem conteúdos de termoquímica para o ensino médio e a aluna com TEA é nível de suporte 1. Os cenários são desenvolvidos em programa gráfico e importados no Scratch e são inseridos atores para animar os projetos e tornná-lo interativo. A padronização, roterização, temporalidade e organização lógica são fatores primordiais para o aprendizado de alunos com TEA. Os resultados alcançados com as adaptações desenvolvidas pela aluna com TEA mostraram que a inclusão é um processo em desenvovimento e promissor para inserção destes indivíduos na comunidade acadêmica, além do fato de que quanto antes estes indivíduos tiverem acesso a materiais adaptados, maiores serão suas possibilidades de aprendizado.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 08 de setembro de 2022.
DSM-5 - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. American Psychiatric Association (APA); tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento...et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli...[et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2022. Disponível em: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2022.
PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1992. Disponível em: file:///C:/Users/Alex/Downloads/pifps,+SARA+PA%C3%8DN.pdf. Acesso: 06 de set de 2022.
VASCONCELOS, TATIANA CRISTINA; ROCHA, JOSELAYNE SILVA. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, XVIII, 2016, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. p.1-8. Disponível em: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso: 26 de set de 2022.