Atendimento Educacional Especializado com estudantes público alvo da educação especial na pandemia da COVID-19

Authors

  • Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
  • Milena Viana Medeiros Barbosa do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Keywords:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Deficiência Visual, Transtornos do Espectro Autista, Pandemia

Abstract

Com a pandemia da Covid-19, a sociedade precisou se reestruturar e atividades que ocorriam normalmente na modalidade presencial precisaram ser realizadas de forma não presencial, como por exemplo, a educação. Frente a isso, e repensando a possibilidade da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), esse estudo teve como objetivo relatar a experiência da oferta do AEE não presencial de duas professoras de educação especial, uma do estado do Pará e outra do estado do Piauí que atuaram, respectivamente, com um estudante com Deficiência Visual (DV) e um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito de escolas regulares de ensino. Com base nas experiências dessas professoras, observou-se que foram inúmeras as barreiras enfrentadas para a oferta do AEE, porém foram refletidas e materializadas práticas e estratégias que beneficiaram tais estudantes no acesso a esse serviço e suas interfaces ao longo do cenário turbulento vivenciado.

Author Biographies

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar

Graduada em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Pará e doutoranda e mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Milena Viana Medeiros Barbosa do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí e doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavírus. Acesso em: 28 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, nov. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 10 out. 2022.

LIMA, L. B. V.; SILVA, A. M. da; REBELO, A. S. O atendimento educacional especializado na pandemia de Covid-19: práticas dos professores das salas de recursos multifuncionais 1: Specialized educational service in the covid-19 pandemic: teachers' practices in multifunctional resources classrooms. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Acesso em: 28 set. 2022.

MENDES, E. G. Tendências atuais na área de formação do professor e a perspectiva de inclusão escolar. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.

Published

2023-01-30

How to Cite

Costa, J. D. V. da ., & Nascimento, M. V. M. B. do . (2023). Atendimento Educacional Especializado com estudantes público alvo da educação especial na pandemia da COVID-19. Cadernos Macambira, 7(3), 112–118. Retrieved from https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/794