Disciplina de Libras na formação de professores: estratégias para o ensino de surdos

Autores

  • Thábio de Almeida Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Kamila Fonseca Lemes INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - Câmpus Jataí

Palavras-chave:

Disciplina de Libras, Ensino de surdos, Formação de Professores

Resumo

O presente estudo é um recorte da pesquisa de conclusão de curso de Mestrado em Educação, Ciências e Matemática do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Para tanto, nesse estudo tivemos como objetivo compreender as barreiras e possíveis estratégias no processo de ensino de surdos em um ambiente de escolas inclusivas a partir da inserção de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação docente. Nesse sentido, partindo de uma pesquisa bibliográfica a fim de aprofundarmos nossos conhecimentos acerca da inserção da disciplina de Libras e o processo educacional de surdos, utilizamos alguns critérios de inclusão e exclusão para a seleção de trabalhos a serem analisados. Ressaltamos que, delimitamos nossa busca nas plataformas de pesquisa Google acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Assim, os estudos os quais fizemos no decorrer do desenvolvimento deste trabalho apontaram que há um entrave na relação professor – aluno surdo – intérprete de Libras o que reflete diretamente nas dificuldades de ensino/aprendizagem por alunos surdos. Portanto, se faz necessário que na formação inicial e continuada de professores, contemplem conteúdos que abrangem o papel do intérprete de Libras no processo de inclusão de alunos surdos em um ambiente de ensino regular. Por fim, esperamos que esse estudo possa contribuir com a organização das aulas de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Thábio de Almeida Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. Graduado em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Docência Superior e em Libras. Atualmente professor de Libras do magistério superior da Universidade Federal de Jataí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais. Filho ouvinte de pais surdos (CODA - Children of Deaf Adults).

Kamila Fonseca Lemes, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - Câmpus Jataí

Possui Mestrado em Educação pelo Instituto Federal de Goiás. Especialização em Libras; Educação Especial e Inclusiva e Perícia Ambiental. É graduada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é docente de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.

Referências

ALMEIDA, J. J. F. Libras na Formação de Professores: Percepções dos Alunos e da Professora. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_ALMEIDA_Josiane_Junia_Facundo.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em: 19 out. 2022.

QUADROS, R. M. de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. 2. ed. Brasília: MEC - Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, 2005

QUADROS, R. M. de; CAMPELLO, A. R. S. A Constituição Política, Social e Cultural da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. In: VIEIRA-MACHADO, L. M. C.; LOPES, M. C. (Org.). Educação de Surdos: Políticas, Língua de Sinais, Comunidade e Cultura Surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010, p. 15-47.

RAMIREZ, A. R. G.; MASUTTI, M. L. (Org.). A Educação de Surdos em uma Perspectiva Bilíngue: Elaboração de Software e suas implicações pedagógicas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.

SILVA, T. de A. A disciplina de Libras na formação de professores. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação para ciências e matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2017.

VITALIANO, C. R.; DALL' ACQUA, M. J. C.; BROCHADO, S. M. D. Análises dos Currículos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas dos Estados do Paraná e de São Paulo em Relação à Formação para Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Eletrônica Pró-Docência, UEL, Vol. 1, jan-jun. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/CELIA%20R.%20VITALIANO%20-%20SONIA-%20ALINE%20-%20MARIA%20%20%20%20%20%20JULIA%20pedagogia.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Silva, T. de A. ., & Lemes, K. F. . (2023). Disciplina de Libras na formação de professores: estratégias para o ensino de surdos. Cadernos Macambira, 7(3), 184–189. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/806