METODOLOGIAS ATIVAS EM EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Ensino Remoto, Gamificação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as experiências de iniciantes à docência na produção de atividades didático-pedagógicas voltadas à discentes do ensino médio do Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, Bahia. A proposta se baseou em abordagens que valorizam o uso de metodologias ativas como estratégia para contribuir com a aprendizagem e o protagonismo discente. Ao considerar o contexto de pandemia e as restritas possibilidades de atuação na modalidade de ensino remoto, teve-se como proposta a construção de um site educacional como suporte aos alunos do ensino médio em seus estudos. A proposta de criação de jogos para compor o site, a partir de conteúdo do currículo escolar, foi uma dessas estratégias utilizadas para integrar as ações do Pibid às práticas do professor supervisor. Assim, a gamificação se configurou como ferramenta de aprendizagem que estimula a participação do estudante nas aulas, aumenta a concentração e o deixa inserido em um mundo digital que muitas vezes faz parte da sua rotina. Os resultados evidenciam que atividades lúdicas, que incluem jogos, possibilitam uma melhor compreensão dos conteúdos pelos discentes e sugerem caminhos metodológicos para a atuação dos futuros professores.

Biografia do Autor

Bruna Silva Souza, IF Baiano Campus Serrinha

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid pelo IF Baiano Campus Serrinha

Joice de Jesus Souza, IF Baiano Campus Serrinha

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Serrinha.

Feliphe Santiago da Invenção Invenção , IF Baiano Campus Serrinha

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid pelo IF Baiano Campus Serrinha

Diogo Moura Ramos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino de Biologia pela UFAL, graduado em Licenciatura em Biologia pela FTC e especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pelo UNINTER. Atualmente, atua como professor efetivo da Rede Estadual de Educação da Bahia e da Rede Municipal de Araci-BA e como Supervisor do Pibid.

Eudes de Oliveira Cunha, IF Baiano Campus Serrinha

Doutor e Mestre em Educação pela FACED/UFBA e graduado em Licenciatura em Música EMUS/UFBA. É professor da Licenciatura em Ciências Biológicas e Coordenador de Área do Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Serrinha.

Referências

DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N. Os Princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. THEMA, Lajeado, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 21 mar. 2021

FERREIRA, L.; SOUZA, E. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura no cenário da pandemia Covid-19. Revista Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-14290, jan./dez.2020. Disponível em: https://www.mendeley.com/catalogue/4c092eea-a376-36a9-a024-e8d2b5af7e8e/. Acesso em: 21 fev. 2022.

FARDO, M. L. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de Ensino e aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/457. Acesso: 21 de fevereiro de 2022.

SILVA, J. B.; SALES, G.; CASTRO, Juscileide. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de física. Rev.Bras.Ensino.Fís., vol41 São Paulo,2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2022.

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Souza, B. S. ., Souza, J. de J. ., Invenção , F. S. da I. ., Ramos, D. M. ., & Cunha, E. de O. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS EM EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Cadernos Macambira, 8(3), 47–52. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/983