RESSIGNIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A PARTIR DO MARCO HISTÓRICO DO DIA 22 DE ABRIL DE 1500

Authors

Keywords:

Apropriação, BNCC, Pibid, Territorialidade

Abstract

No âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Campus Santa Inês/BA, será apresentado um relato de experiência de formação docente em geografia. A atividade foi realizada com a turma do 8º ano da educação básica, do Centro Educacional do Trabalhador – CET, localizado no município de Jaguaquara/BA. A chegada dos portugueses à costa brasileira é registrada como marco do “descobrimento” do país. Partindo-se dessa concepção e, sabendo-se que o território não estava despovoado, fica evidenciado que os povos originários foram subjugados e, logo, o que houve, na verdade, foi uma colonização do território. Todavia, os calendários escolares ainda destacam a data como marco do “descobrimento” do país, levando à reafirmação de um discurso equivocado e uma clara exclusão histórica da população indígena do processo de formação sociocultural do Brasil. Dessa forma, foram desenvolvidas atividades pautadas no compromisso de reverter à situação de exclusão histórica dos povos indígenas do processo de formação do território brasileiro e da diversidade sociocultural do país, cujo compromisso é reforçado pela BNCC como proposta curricular do ensino da geografia. O documento destaca ainda, no âmbito da geografia, a relevância da temática para compreensão das territorialidades indígenas e da construção argumentativa de respeito à diversidade sociocultural do país. Como produto dessas discussões em sala de aula e avaliação da compreensão do processo a partir da visão dos povos indígenas, foram produzidos pelos alunos jornais informativos tratando dos novos pontos de vista sobre a data de 22 de abril de 1500. A construção da consciência crítico-argumentativa pôde ser observada através das novas ideias propostas como matéria de reportagem, como o questionamento do acaso da chegada dos portugueses e das manchetes jornalísticas renomeando a data como marco da invasão, colonização e/ou desapropriação do território, assim como revelando fatos e curiosidades acerca da data.

Author Biographies

David Victor Costa Teixeira, IF Baiano Campus Santa Inês

Graduando no curso de licenciada em Geografia pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Michele Silva Santos, Centro Educacional do Trabalhador

Licenciada em Geografia e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC. Professora de Geografia nas redes estadual, municipal e particular do município de Jaguaquara-BA.

References

Ver pdf

Published

2023-08-25

How to Cite

Teixeira, D. V. C. ., & Santos, M. S. . (2023). RESSIGNIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A PARTIR DO MARCO HISTÓRICO DO DIA 22 DE ABRIL DE 1500. Cadernos Macambira, 8(3), 91. Retrieved from https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1001