Oficina de atomística: aprimorando conhecimentos em química de alunos do ensino médio
Keywords:
Competências em Química, Lacunas de aprendizado, Progresso educacionalAbstract
A oficina foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP) de Guanambi-BA pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Química do IF Baiano Campus Guanambi. Teve como objetivo identificar lacunas no conhecimento dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre atomística, e fazer um apoio personalizado para suprir essa necessidade. Para atingir esse objetivo, foram coletados dados sobre as turmas através de um questionário aplicado com os discentes para determinação do conhecimento prévio sobre a temática, e perguntas que foram abordadas durante a apresentação da oficina. A análise levou em conta diversos fatores como: os parâmetros de acertos do questionário, participação e as dúvidas que foram geradas durante a explanação. Os resultados obtidos foram analisados e correlacionados ao conhecimento prévio já adquirido pelos alunos nos anos finais do Ensino fundamental. Espera-se que a metodologia e os resultados obtidos possam ser replicados e adaptados em diferentes contextos educativos, de forma a contribuir para o progresso no campo da educação.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 7 out. 2023.
CHASSOT, A. Sobre prováveis modelos de átomos. Química Nova na Escola. n. 03, p. 1, 1993. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc03/ensino.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.
SOUZA, A. G. L. de.; CARDOSO, S. P. Uma abordagem lúdica para trabalhar teoria atômica no Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID721/v15_n2_a2020.pdf. Acesso em: 2 out. 2023.