Relato de experiência exitosa com estudante com deficiência visual na Olímpiada de Matemática das Instituições Federais

Authors

  • Patricia Zutião IF BAIANO - Campus Serrinha
  • Tatiane Tagino Comin IF BAIANO - Campus Serrinha

Keywords:

Inclusão Escolar, Deficiência Visual, Olimpíada de Matemática, Acessibilidade

Abstract

A inclusão escolar é garantida na legislação brasileira, de forma que os estudantes da educação especial não tenham somente acesso à escola, mas permaneçam e participem de todas as atividades com êxito. Partindo dessa premissa, este relato de experiência vem demonstrar uma experiência exitosa com um estudante com deficiência visual, na Olímpiada de Matemática das Instituições Federais – OMIF. O estudante é do curso de Ensino Médio Integrado em Agroecologia, do Instituto Federal Baiano – Campus Serrinha e, participou da OMIF no ano de 2020. Por meio dele, foi provocada a necessidade de adaptações curriculares na prova. O estudante participou de projeto de ensino, contando com adaptações das atividades e, fez a prova com auxílio de ledor e transcritor. Como resultados, temos a medalha de prata para o estudante, a criação da comissão de acessibilidade na OMIF e, o aumento da participação de estudantes da educação especial na olimpíada.

Author Biographies

Patricia Zutião, IF BAIANO - Campus Serrinha

Possui Graduação em Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Atualmente é Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Campus Serrinha e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar - GPEEPED.

Tatiane Tagino Comin, IF BAIANO - Campus Serrinha

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2016), onde graduou-se em Licenciatura Plena em Química (2009) e concluiu o Mestrado em Engenharia Química (2012). Possui também Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2011) e Especialização em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (2013). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da área de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha.

References

BRASIL. Projeto Escola Viva garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: Alunos com necessidades educacionais especiais / Adaptações Curriculares de Pequeno Porte. Brasília: MEC/SEESP, 2000a.

BRASIL. Projeto Escola Viva garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: Alunos com necessidades educacionais especiais / Adaptações Curriculares de Grande Porte. Brasília: MEC/SEESP, 2000b.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 19 out. 2022.

BRASIL. Lei n° 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 19 out. 2022.

Published

2023-01-30

How to Cite

Zutião, P. ., & Comin, T. T. . (2023). Relato de experiência exitosa com estudante com deficiência visual na Olímpiada de Matemática das Instituições Federais. Cadernos Macambira, 7(3), 126–130. Retrieved from https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/796