Mesas digitais como possibilidade de aprendizagem para alunos público-alvo da educação especial dos anos iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Maria Angélica Rego UNESP – Bauru

Keywords:

Atendimento Educacional Especializado, Mesas digitais, Tecnlogias Digitais

Abstract

Ao refletir e analisar sobre a importância do uso das tecnologias digitais no cotidiano escolar, emergiram-se algumas inquietações profissionais sobre a potencialidade das mesas digitais na aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial utilizadas nas salas de Atendimento Educacional Especializado em uma cidade do interior paulista. A mesa digital é uma tecnologia contemporânea e inclusiva, em consonância com os dias atuais, devendo estar alinhada as propostas pedagógicas e com objetivo de desenvolver habilidades e competências descritas na Base Nacional Comum Curricular. Essa ferramenta tecnológica apresenta atividades de caráter lúdico por meio de jogos que favorecem e incentivam o desenvolvimento intelectual, físico, psicológico e social dos alunos contribuindo para o trabalho colaborativo. Em virtude da importância do uso dessas tecnologias nas aulas de Educação Especial, a mesa digital é utilizada como instrumento de apoio que auxilia no processo de aprendizagem, possibilitando também o uso mais adequado dessa tecnologia digital. Através da abordagem de metodologia qualitativa foi elaborado um roteiro e mapeamento para conhecimento dos jogos presentes nas mesas digitais. Posteriormente a relação dos jogos presentes com apontamentos daqueles que melhor contribuem para a aprendizagem.

Author Biography

Maria Angélica Rego, UNESP – Bauru

Professora concursada da Rede Municipal de Ensino do Município de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, pós graduada em Gestão Escolar, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Graduada em Direito, Mestranda da Faculdade de Ciências - Campus Bauru - Unesp, atualmente atuando como Supervisora de Ensino.

References

ALVES, N. A.; RODRIGUES, C.F. As tecnologias da informação e da comunicação na escola: causas de uma subutilização. Sociologia on line - Revista da Associação Portuguesa de Sociologia. n. 7, 2014. Disponível em: https://revista.aps.pt/pt/as-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-na-escola-causas-de-uma-subutilizacao/. Acesso em: 20 de mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: fev. 2020.

BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In.: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf

MORAN, José. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

Published

2023-01-30

How to Cite

Rego, M. A. . (2023). Mesas digitais como possibilidade de aprendizagem para alunos público-alvo da educação especial dos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Macambira, 7(3), 406–413. Retrieved from https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/838