Parábolas: conceitualização e aplicações no cotidiano

Autores/as

  • Islan Nilton de Oliveira Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Bianca de Oliveira Reis Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Djalma Meira Gomes Junior Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Palabras clave:

Aplicações, Equação reduzida, Parábolas

Resumen

O seguinte trabalho é fruto da disciplina Geometria Analítica e Cálculo Vetorial-GACV ofertada no terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química, no qual se buscou estudar as parábolas e suas utilizações presentes no dia a dia das pessoas. Desse modo, nosso objetivo, neste trabalho, é trazer o conceito e como se analisa as variadas formas que as parábolas estão presentes em nosso cotidiano e a identificá-las. Para atingir esse objetivo foram feitas análises de dissertação de mestrado, artigos e livros, utilizando também o aplicativo de construção de gráficos – GeoGebra. A análise levou em conta abordar a forma de construção das parábolas a partir de sua equação reduzida. Como muitas vezes estamos constantemente em contato com as parábolas, mas, não percebemos sua utilização e desconhecemos sua utilidade, almejamos a partir deste trabalho abrir novos horizontes para as pessoas, bem como elas podem interpretar em seu cotidiano de maneira a identificá-las e a construi-las.

Biografía del autor/a

  • Islan Nilton de Oliveira, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

  • Bianca de Oliveira Reis, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

  • Djalma Meira Gomes Junior, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Mestre em Matemática. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Referencias

CHOMEN, G. Parábolas: as curvas misteriosas. Unicentro - Paraná. 2016. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2016/03/30/parabolas-as-curvas-misteriosas/. Acesso em: 18 set. 2023.

CHUNG, K. A parábola, sua propriedade refletora e aplicações. Dissertação. Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 32p. 2013. Disponível em: http://dm.ufrpe.br/sites/dm.ufrpe.br/files/tcc_kenji_chung_saldanha.pdf. Acesso em: 5 out. 2023.

PAIVA, M. Matemática. São Paulo. 3 ed. Editora Moderna, 1995.

SANTOS. J. C. C. dos. Parábolas e suas aplicações no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Maceió- AL. pg. 97. 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6213. Acesso em: 28 set. 2023.

WAGNER, E. Porque as antenas são parabólicas? RPM 33, pp. 11-15, 1997.

Publicado

2024-09-20

Cómo citar

Parábolas: conceitualização e aplicações no cotidiano. (2024). Cadernos Macambira, 9(3), 72-77. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1461