AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UTILIZAÇÃO DO MODELO REMOTO DE ENSINO

Autores/as

Palabras clave:

Biologia, COVID19, Ensino Médio, Pandemia

Resumen

O estudo de caso realizado buscou verificar o que pensam os discentes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Valença- BA, sobre o processo de avaliação da aprendizagem no contexto de aulas remotas, e analisar o impacto da utilização de tecnologias no espaço escolar, e com ele o surgimento de novas modalidades de ensino, tal como, o ensino remoto, levando em consideração o contexto da pandemia da Covid19. Esse estudo teve como público-alvo estudantes do ano letivo de 2021/2022, utilizando para coleta de dados da aplicação de dois questionários com perguntas abertas e fechadas. A partir dos dados coletados foi possível concluir que o modelo aplicado, não se adequa para o público no geral, com suas peculiaridades. As respostas dadas no questionário, foram de discentes que tiveram acesso à internet durante a maior parte do ensino remoto. Vindo assim, a observar e discutir as ações tomadas pela instituição em relação as atividades acadêmicas virtuais e de como manter a participação dos alunos que não tinham acesso à internet nas aulas síncronas.

Biografía del autor/a

  • Eleilton Conceição de Jesus , IF Baiano Campus Valença

    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid pelo IF Baiano Campus Valença.

  • Emily dos Santos Carvalho, IF Baiano Campus Valença

    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid pelo IF Baiano Campus Valença.

  • Gleisy Vieira Campos, IF Baiano Campus Valença

    Possui graduação em Pedagogia (1998) pela UESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em Educação Infantil (2004) e em Formação Pedagógica para Educação Inclusiva (2016) pela UESC. Atuou como professora e coordenadora pedagógica na rede municipal de Itabuna-BA e no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar na Casa de Apoio do GACC Sul Bahia e no Hospital Manoel Novais. Atualmente, atua como professora do Curso de licenciatura em Biologia e  coordenadora do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas pelo IF Baiano Campus Valença. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, formação de professores e processo de ensino e aprendizagem.

  • Patrícia Oliveira dos Santos , IF Baiano Campus Valença

    Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia/UFBA na linha de pesquisa de Recursos Naturais. Mestre em Microbiologia Agrícola pela UFRB. Especialista em Biologia Celular e Graduada em Ciências Biológicas pela UEFS. Coordenadora de Área do Pibid (2020-2022) e professora do Curso Técnico em Meio Ambiente, da graduação em Ciências Biológicas e da Pós-graduação lato sensu em Meio Ambiente e Agroecologia pelo IF Baiano Campus Valença. Docente no Mestrado em Ciências Ambientais pelo IF Baiano Campus Serrinha. É Líder do Grupo de Pesquisa em Recursos Naturais, atuando nas linhas de pesquisa de Biodiversidade e Bioprospecção e Educação ambiental, e integrante do Grupo de Pesquisa GEOMAR-BA.

  • Igor Silva dos Santos , IF Baiano Campus Valença

    Bacharel em Ciências Biológicas (2005), Mestre em Genética e Biologia Molecular (2009) e Doutor em Genética e Biologia Molecular pela UESC (2013). Professor, vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Coordenador de área voluntário do Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Valença. Foi coordenador da Licenciatura em Ciências Biológicas no IF Baiano Campus Santa Inês (2018-2019) onde também atuou como Coordenador de área no Pibid (2017-2018). Possui experiência nas áreas de Biologia Geral, Biologia Celular e Genética, ministrando disciplinas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico Integrado em Agropecuária e Agroecologia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Genética vegetal e Genética animal, com ênfase em Biologia Molecular e Citogenética, atuando principalmente com estudos citogenéticos e moleculares de espécies da Mata Atlântica e Caatinga. Também possui experiência nas áreas de fotografia científica e ambiental, onde atua desenvolvendo projetos de ensino e extensão.

  • Lucas Pereira de Souza Santos , Colégio Estadual João Cardoso

    Licenciado em Ciências Biológicas pela UESC. Pós-Graduação lato sensu em Educação Ambiental pela Faculdade de Conchas. Curso de Aperfeiçoamento de Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos no Ensino Médio do PNEM pela UFBA. Atuou no Grupo de Pesquisa em Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular, com trabalhos de Iniciação Cientifica na área da virologia focados no Vírus Linfotrópico de Células T-Humana (HTLV). Desde 2012 integra o quadro de servidores da SEC-BA no Colégio Estadual João Cardoso dos Santos na cidade de Valença-BA. Supervisor do Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Valença.

Referencias

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.

BELLONI, M. L. O que é mídia educação? 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

MAGALHÃES, R. C. S. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 28, n. 4. Oct-Dec 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UTILIZAÇÃO DO MODELO REMOTO DE ENSINO. (2023). Cadernos Macambira, 8(3), 34-38. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/978