PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO CMAFS

Autores/as

Palabras clave:

Meio Ambiente, Percepção Ambiental, Preservação

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico sobre a percepção dos estudantes do CMAFS em relação ao meio ambiente e os problemas que o atingem e, sobretudo, proporcionar subsídios para que os discentes compreendam: a necessidade de preservar o ambiente onde vivem e a importância da mudança de hábitos a partir da realidade em que se encontram. Metodologicamente recorremos a textos sobre Percepção Ambiental, Educação Ambiental e atividades diagnósticas sobre a percepção ambiental dos alunos. O interesse em realizar este projeto partiu da necessidade de sensibilizar os educandos para a importância de uma percepção ambiental ao buscar compreender as inter-relações da comunidade com o seu ambiente. A escola, assim como outras instituições faz parte do meio ambiente e atua como principal agente de mudanças, transformações e atitudes, portanto precisa por em prática a Educação Ambiental. Os trabalhos desenvolvidos no CMAFS envolveram as turmas do 6ª ao 9º ano. Teve início com a apresentação do projeto para as turmas durante as aulas online, em seguida, aplicação de questionários na plataforma google formulários. Após esse primeiro momento, forma ministradas aulas e palestras com temáticas ambientais, objetivando informar a situação ambiental atual a nível local e global. Posteriormente a esses momentos teóricos, os alunos foram estimulados à prática do nosso projeto. A partir das ações promovidas pelo projeto aplicado, espera-se cada indivíduo desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente mais justa e digna em um ambiente saudável.

Biografía del autor/a

  • Leandro Rocha dos Santos, IF Baiano Campus Santa Inês

    Ensino fundamental no Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos em Jenipapo, Ubaíra-BA e Ensino médio no Colégio Estadual Anísio Teixeira (2014) em Ubaíra-BA. Licenciando em Geografia, bolsista Pibid (2020-2022) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

  • Erissandra Silva Bispo, IF Baiano Campus Santa Inês

    Graduanda em Licenciatura em Geografia, bolsista Pibid (2020-2022) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

  • Letícia Santos de Oliveira Pereira Pereira, IF Baiano Campus Santa Inês

    Licencianda em Geografia, bolsista Pibid (2020-2022) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

  • Rosalía Carvalho dos Santos , IF Baiano Campus Santa Inês

    Licencianda em Geografia e bolsista Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

  • Emilina Isabel da Costa Neta Souza, Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais (2008) e Licenciada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (2009). Atualmente, é professora do Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos em Jenipapo, Ubaíra-BA. Tem Experiência na área de Geografia. Atuou como professora supervisora do Pibid pelo IF Baiano Campus Santa Inês (2018-2020 e 2020-2022).

Referencias

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO CMAFS. (2023). Cadernos Macambira, 8(3), 64-65. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/994