UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA A CAPACITAÇÃO DOCENTE NO PIBID QUÍMICA

Autores/as

Palabras clave:

Capacitação docente, Formação inicial, Pibid

Resumen

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Química do IF Baiano, Campus Guanambi, vem propondo atividades com o objetivo de oportunizar o protagonismo dos educandos através da descoberta e da experimentação de aprendizagens significativas. Com base nisso, tem-se utilizado novas metodologias com o objetivo de melhorar a capacitação profissional dos futuros docentes, pois, sabe-se que a formação de professores é um processo de desenvolvimento e aprimoramento das técnicas e práticas em sala de aula ao longo de toda a graduação. Imbuídas pelo desejo de buscar metodologias capazes de potencializar o ensino de química, estas autoras, sob orientação da supervisora da escola supramencionada, realizaram uma pesquisa bibliográfica acerca de plataformas acessíveis, de fácil compreensão e que constatassem benefícios na formação docente. A plataforma escolhida foi a Scratch, pois, de acordo com a literatura científica, trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas nos processos de Aprendizagem Criativa. Na sequência, elaborou-se um jogo educativo com a temática “Ligações Químicas”. Este jogo foi aplicado durante as aulas de intervenção com a participação das autoras desse trabalho. Durante a aplicação dos jogos, observou-se que os alunos participantes se mantiveram concentrados e interessados, o que está em consonância com os resultados apresentados pela literatura, podendo, portanto, atestar que essa plataforma configura uma metodologia ativa capaz de auxiliar os processos de ensino aprendizagem de química. Com base nesses resultados, percebe-se que a prática vivenciada foi capaz de contribuir para a melhoria da formação docente, aumentando a autoestima das pesquisadoras. Conclui-se então que, o graduando que está apto a buscar novos mecanismos de atuação na educação tem mais chances de se adaptar ao meio escolar.

Biografía del autor/a

Isabela Martins Souza, IF Baiano Campus Guanambi

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, voluntária (2019) e bolsista  (2020-2021) do Pibid, voluntária do projeto "Química pelas Mãos" do Programa de Extensão Tecnológica e estagiária voluntária no Laboratório Didático de Química pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas, IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, atuou como bolsista em dois editais do Pibid, foi monitora voluntária em Química e Matemática para alunos do ensino médio e superior, idealizadora/bolsista dos projetos de extensão “Química pelas Mãos” e “Ajuda, precisar?”, realizou estágio voluntário no Laboratório de Química pelo IF Baiano Campus Guanambi. Foi estagiária na Indústrias Nucleares do Brasil. Atualmente, é bolsista no projeto de extensão “QuiMaker Modelagem 3D para o ensino inclusivo de Química” e voluntária nos projetos do CNPq “Independência do Brasil no Sertão da Bahia” e “Semear a Ciência e inovação na formação de jovens e adultos”.

Jaine Costa Cruz , IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, voluntária (2019-2020) e bolsista  (2020-2022) do Pibid, exerceu a função de monitora no projeto de ensino “Um dia de visita ao IF Baiano Campus Guanambi” e no Laboratório Didático de Química e atua no Programa de Extensão Tecnológica pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Vaniele Souza Ribeiro , IF Baiano Campus Guanambi

Professora efetiva do IF Baiano Campus Guanambi e atua como Coordenadora de Área do Pibid. Possui graduação em Licenciatura em Química (2009), especialização em Eficiência Energética e Benefícios Ambientais na Produção de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (2013) e mestrado em Química com área de concentração em Química (2013) pela UFS e doutorado em Química, com área de concentração em Química Analítica (2018) pela UFBA.

Samaia Castro Coelho, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFBA), também possui especializações em Metodologia no Ensino de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas; Tecnologia Educacional: ênfase em comunicação e educação multimídia; Educação especial e inclusiva todos pela INTA. É licenciada em Química pelo IF Baiano Campus Guanambi. Atua como professora da rede estadual da Bahia no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho em Guanambi-Ba.

Citas

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

Souza, I. M. ., Freitas, R. de C. R. Q. de ., Cruz , J. C. ., Ribeiro , V. S. ., & Coelho, S. C. . (2023). UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA A CAPACITAÇÃO DOCENTE NO PIBID QUÍMICA. Cadernos Macambira, 8(3), 92–93. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1002