PRÁTICAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: GEOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS
Palabras clave:
Atividades síncronas e assíncronas, Covid-19, Ensino de Geografia, PRPResumen
O presente trabalho consiste num relato de experiência, a partir das práticas de ensino, dos residentes do Programa Residência Pedagógica, ocorrido no Ensino Médio do IF Baiano Campus Santa Inês, no contexto do ensino remoto emergencial em razão da pandemia da COVID-19. Esse momento trouxe mudanças drásticas em todos os setores da sociedade, inclusive naqueles ligados à educação; de uma hora para a outra as paredes da sala de aula, o espaço lotado de estudantes foi substituído pelas salas virtuais utilizando-se de plataformas, requerendo dos estudantes conexão com internet, cada um de suas casas, para tentar de alguma forma prosseguir nos estudos. Nessas circunstâncias, o novo desafio tornou-se promover o conhecimento agora através do ensino remoto. É neste contexto que se apresentam as experiências vivenciadas nas aulas de Geografia com alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, da escola-campo IF Baiano, Campus Santa-Inês. Para tanto foram realizados levantamentos bibliográficos além da análise das práticas dos residentes, professoras regentes e preceptora.
Citas
CHAGAS, J. de V. Pandemia COVID 19: do Ensino Remoto Emergencial às desigualdades sociais no ensino público pela percepção das professoras. 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000ce/0000ce9d.pdf. Acesso em: 20/03/2022.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN. K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289. Acesso em: 26/03/2022.
SEI (BAHIA). Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Uso Atual das Terras: Bacia do Rio Paraguaçu e sub-bacias dos rios Jaguaripe e Jequiriçá. Salvador: SEI, 2000. 70p.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID-19. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-14290, jan./dez.2020.