VIVÊNCIAS NO PIBID: UM OLHAR SOBRE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL RUBEN NOGUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1171Palabras clave:
PIBID, Período de observação, Metodologias, DocênciaResumen
Esse texto pretende apresentar um relato de experiencia sobre o período de observação de turmas no Colégio Estadual Ruben Nogueira, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) na disciplina de biologia. As observações foram realizadas por estudantes do Instituto Federal Baiano Campus Serrinha. Foram observadas quatro turmas do ensino médio, duas turmas do segundo ano e duas turmas do terceiro ano. É de suma importância para a realização das atividades do programa que se tenha um conhecimento prévio sobre a turma e os assuntos que serão abordados. O período de observação do PIBID é um período em que os bolsistas observam o ritmo da turma e as metodologias que mais funcionam para a mesma, para que assim possam planejar e aplicar atividades de intervenções. Sendo assim, o relato objetiva discorrer sobre a importância do período de observação para o programa e relatar a experiencia vivenciada.
Citas
ARAÚJO, Walternice Olímpio Silva de et al. Reflexões sobre a formação inicial docente a partir das contribuições do PIBID. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22140. Acesso em:16 out. 2023.
FRANCO, Gustavo Luís; MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso. As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiencia da licenciatura em ciências naturais, Universidade de Brasília. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, n.20, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-211720182001024. Acesso em:16 out. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2013.