O olhar pedagógico sobre o cuidado ao corpo na educação da criança com deficiência
Palabras clave:
Educação, Educação Especial, Deficiência IntelectualResumen
Este trabalho trata sobre o olhar pedagógico do cuidado ao corpo e suas implicações a uma estudante com deficiência. Partiu de uma experiência, enquanto orientadora pedagógica, sobre as necessidades de orientar outros educadores a repensar a forma como enxergamos e refletimos o fazer pedagógico, quando se trata de estudantes com deficiência. Para ressignificar este olhar, a teoria histórico-cultural de Vigotski embasou a reflexão de modo a enxergar além da deficiência, por considerar o sujeito, enquanto um ser de possibilidades e potencialidades. Para tanto, alguns conceitos sobre a Base Nacional Comum Curricular também foram abordados, sem a intenção de aprofundá-los, mas para evidenciar que esta questão é tratada no interior da escola desde Educação Infantil e é continuada na Educação Fundamental (anos iniciais). Em guisa de conclusão, é necessário repensar as formas como os olhares voltados à aprendizagem da criança com deficiência é concebida, bem como a forma como os direcionamos, enquanto educadores.
Citas
BBC. Borboletas de Zagorsk. 1992, [56m35s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KxEaHMxi7wE. Acesso em: 13/09/21.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
DAINEZ, D. SMOLKA, A, L, B. O conceito de compensação no diálogo de Vigotski com Adler: desenvolvimento humano, educação e deficiência. Educação Pesquisa, São Paulo, vol. 40, p. 1093-1108, out./dez. 2014.
DINIZ, D. O que é Deficiência. 1° Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
REGO, T.C. Vygotsky, uma perspectiva histórico cultural da educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1995.
SIRGADO, A.P. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, ano XXI, n.71, p.45-78, 2000.
STETSENKO, A.; SELAU, B. A abordagem de Vygotsky em relação à deficiência no contexto dos debates e desafios contemporâneos: mapeando os próximos passos. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 316-324, 2018.
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo sobre o desenvolvimento e a educação da criança anormal. In._Fundamentos de Defectologia. Tomo V., Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), revisão da tradução por Guillermo Arias Beatón, Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2019.