Reflexões da práxis pedagógica de uma professora autista
Palabras clave:
Autismo, Prática pedagógica, PedagogiaResumen
Trata-se de uma reflexão da práxis pedagógica da pesquisadora que é professora autista atuante nos anos iniciais do ensino fundamental. A presente reflexão, de modo sucinto, surgiu de algumas indagações presentes na sala de aula em diálogo com os alunos nos quais dialogavam sobre suas particularidades e singularidades. Estes diálogos possibilitou a própria professora olhar para si e para a sua trajetória discente e docente. Partindo das informações levantadas pelos alunos a professora pode ir na busca do conhecimento de si e das tantas dificuldades que teve ao longo do processo por ser uma pessoa neurodiversa. A reflexão tem como base a perspectiva da emancipação social de Paulo Freire sob as categorias consciência ingênua e consciência crítica de Álvaro Vieira Pinto.
Citas
ARROYO, Miguel G. Currículo: território em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (org) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 129-150
MARANHÃO, Leonardo. Autismo no universo feminino: histórias de meninas e mulheres com o transtorno. São Paulo: Segmento Farma, 2019.
MELLO, Anahi Guedes de. O que é capacitismo?. Disponível em: https://www.inclusive.org.br/arquivos/29958. Acesso em: 30 out. 2021.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1987.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.