Avaliação de comportamentos adaptativos de jovens com Síndrome de Down
Palabras clave:
Educação Especial, Síndrome de Down, Intensidade de Apoio, Comportamento Adaptativo, Escala de Intensidade de ApoioResumen
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a intensidade de apoio em comportamentos adaptativos de jovens e adultos com síndrome de Down. O estudo seguiu o método misto de pesquisa e teve como participantes 05 jovens com síndrome de Down, com idade entre 16 e 28 anos, de ambos os sexos. A coleta de dados ocorreu na residência dos participantes, distribuídas em três municípios do interior do estado de São Paulo e, como instrumento foi utilizada a Escala de Intensidade de Apoio (Escala SIS). A análise da Escala de Intensidade de Apoio (SIS) foi realizada de forma qualitativa e quantitativa, por meio de seu manual, levando em consideração o tipo, frequência e tempo diário de apoio. Os dados evidenciaram que os jovens com síndrome de Down necessitam de apoio para realizar algumas atividades adaptativas, porém essa necessidade variou entre baixa e intermediária. Desta forma, foi possível verificar que os jovens possuem independência em algumas atividades.
Citas
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Deficiências Intelectuais. In: ___ . Manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Artmed: Porto Alegre, 2014, p. 74-82.
CORRETGER, J. M. et al. Síndrome de Down A-Z. Campinas: Editora Saberes, 2011. 269 p.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.
MACHADO, M. L. G.; CHIARI, B. M. Estudo das habilidades adaptativas desenvolvidas por jovens com síndrome de Down incluídos e não incluídos no mercado de trabalho. Saúde Soc. São Paulo, v. 18, n. 4, p.652-661, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18n4/09.pdf.
PUESCHEL, S. (Org.) Síndrome de Down. Guia para pais e educadores. Tradução Lúcia Helena Reily. Campinas: Papirus, 2000.
SCHWARTZMAN, J. S. (Org.). Síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 2003.
SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia, Brasília, v. 6, n. 2, p. 167-176, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Dessen/publication/274170927_Sndrome_de_Down_etiologia_caracterizao_e_impacto_na_famlia/links/55d5fbed08aec156b9a75b60.pdf.
SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 133-141, mai-ago, 2001.
VOIVODIC, M. A. Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down. Petrópolis: Vozes, 2004.