A relação paterna no desenvolvimento de crianças com trissomia 21: revisão de literatura
Palabras clave:
Síndrome de Down, Relação paterna, Desenvolvimento, Trissomia 21, PaisResumen
O presente estudo teve como tema central a problemática da relação paterna com crianças com síndrome de Down, demonstrando os sentimentos aflorados desde o diagnóstico até as fases seguintes. Assim, teve-se como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, a produção de artigos na literatura nacional sobre a relação paterna no desenvolvimento das crianças com T21, nos anos de 2010 a 2021. O método utilizado foi a revisão bibliográfica da literatura a respeito do tema “relação paterna no desenvolvimento de crianças com Trissomia 21”. O levantamento dos estudos foi realizado nas bases de dados Scielo e o Portal de Periódicos CAPEs, utilizando como descritores: relação paterna e síndrome de Down; paternidade e síndrome de Down; envolvimento paterno e síndrome de Down; pais e síndrome de Down; relação paterna e trissomia 21; paternidade e trissomia 21; envolvimento paterno e trissomia 21; pais e trissomia 21. Dos estudos encontrados, foram selecionados quatro (n=4) referentes ao tema. A análise do material foi realizada de forma qualitativa, organizados em: descrição dos estudos e discussão dos dados. Concluiu-se que apesar de existirem estudos sobre o tema da referente pesquisa, essa quantidade ainda é escassa.
Citas
ABELLAN, D. M. Cardiopatias congênitcas. In: MUSTACCHI, Z.; SALMONA, P.; MUSTACCHI, R. Trissomia 21 (síndrome de Down): nutrição, educação e saúde. São Paulo: Memnon, 2017, p. 117-125.
BRITO, A. M. W.; Dessen, M. A. Crianças surdas e suas famílias: um panorama geral. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 12, n. 2, p. 429-445, 1999.
CORRETGER, J. M.; JAUME, C.; TRIAS, K. Síndrome de Down A-Z: um guia para pais e profissionais. Campinas, Saberes Editora, 2011.
FERREIRA, M. et al. Repercussões do diagnóstico de síndrome de Down na perspectiva paterna. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p. 1-14, 2019.
GALVANI, M. D.; SPINAZOLA, C. C.; BIANCHI, B. Reações da notícia do diagnóstico da síndrome de Down na percepção paterna. Revista Educação Especial, v.34, p. 1-23, 2021.
GOITEN, P. C. e CIA, F. Interações familiares de crianças com necessidades educacionais especiais: revisão da literatura nacional. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n.1, p. 43-51, janeiro/junho, 2011.
HENN, C. G.; PICCININI, C. A. A experiência da paternidade e o envolvimento paterno no contexto da síndrome de Down. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 623-631, out-dez 2010.
MUNIZ, H. S. O educando com síndrome de Down: um estudo sobre a relação entre pais e profissionais na escola regular. Natal, 2008. 127 f.
SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 133-141, maio/ago, 2001.
SILVA, N. C. B.; AIELLO, A. L. R. Ensinando o pai a brincar com seu bebê com síndrome de Down. Educar em revista, v.43, p. 1-16, março, 2012.